Expo Usipa 2024 02 - 728x90

28 de fevereiro, de 2023 | 08:30

Escala de vencimentos do IPVA começa no mês de março

Arquivo DA
Proprietários de veículos devem ficar atentos ao vencimento do imposto Proprietários de veículos devem ficar atentos ao vencimento do imposto

A escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 tem início no dia 13 de março para todos os veículos automotores rodoviários usados, variando de acordo com o número final da placa. O prazo para pagamento à vista com desconto de 3% é de 13 a 17 de março, conforme a placa.

Veículos com placas terminadas em 1 e 2 têm vencimento da primeira parcela no dia 13 de março; 3 e 4: dia 14; 5 e 6, dia 15; 7 e 8, dia 16; 9 e 0, dia 17.

A recomendação dos economistas é que, caso o contribuinte tenha recursos suficientes, opte pelo pagamento à vista, pois nenhuma aplicação financeira assegura rentabilidade de 3%. Para quem não pode pagar à vista a saída é o parcelamento, mas atrasos devem ser evitados, para evitar incidência de juros e multas.

Frota
Os últimos dados fornecidos ao Diário do Aço pela Administração Fazendária de Ipatinga apontavam que a frota de veículos no Vale do Aço era de 233.065 veículos, distribuídos entre 137.014 de Ipatinga; 45.090 de Coronel Fabriciano; 40.544 de Timóteo; 10.417 de Santana do Paraíso. As informações são do mês de dezembro de 2022.

As alíquotas do IPVA são 4% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla; 3% para caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão; 2% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel, motocicletas e similares; 1% para veículos de locadoras (pessoa jurídica), ônibus, micro ônibus, caminhão, caminhão trator.
Valor “normal”

Valor mais alto
No mês de janeiro o Diário do Aço divulgou que, neste ano, o tributo volta a estar atrelado aos valores atualizados dos automóveis, após um ano de congelamento, em razão da crise provocada pela pandemia da covid-19. Anteriormente a manutenção da tabela foi possível graças a uma lei aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mantendo em 2022 a mesma tabela de 2021.

Além do valor voltar ao normal, o preço dos veículos sofreu valorização ao longo dos últimos dois anos. Automaticamente, o valor do IPVA, calculado em cima do valor de venda do veículo, está mais alto do que no ano passado.

TRLAV e Dpvat
A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), que vence em 31 de março, caiu para R$ 33,66. Anteriormente o valor cobrado foi de R$ 135,95. O Seguro do Trânsito - Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) não será cobrado, novamente. Isso também ocorreu em 2021 e 2022, porque foi constatado excedente de recursos no fundo do seguro.

Destinação
O Estado repassa ao município onde o veículo está licenciado 50% da receita arrecadada com o IPVA, depois de descontado o percentual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O produto da arrecadação deve ser aplicado na prestação de serviços públicos como saúde, educação e segurança. Em Minas Gerais, a cobrança e o controle da arrecadação do IPVA é responsabilidade da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (SAIF) - Subsecretaria da Receita Estadual (SRE), da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário