28 de fevereiro, de 2023 | 14:41

Instituto Interagir lança Revista Científica do Vale do Aço

Divulgação
 Instituto trabalha em ações como o estudo da medição de vazão hidrológica do Córrego Ipaneminha Instituto trabalha em ações como o estudo da medição de vazão hidrológica do Córrego Ipaneminha

O Instituto Interagir de Ipatinga lança no mês de junho a Revista Científica do Vale do Aço: Sociedade e Natureza. O objetivo do material é atuar como elo entre pesquisadores e a sociedade, na propagação dos resultados dos projetos desenvolvidos, veiculando seus exemplares para a comunidade acadêmica e não acadêmica da região. As inscrições estão abertas para a publicação de pesquisas e podem ser feitas via e-mail [email protected].
Uma das justificativas para a publicação do material é a necessidade da propagação das novidades científicas geradas nas instituições de ensino e pesquisa da Região Metropolitana do Vale do Aço, como explica o diretor, Alessandro de Sá.

“As revistas científicas objetivam divulgar os resultados de pesquisas de maneira ampla, periódica e de fácil acesso para seus leitores. Atuam por meios eletrônicos e impressos possibilitando a publicação de trabalhos na forma de resumos simples, resumos expandidos, artigos completos originais e de revisão que podem ser elaborados por grupos de pesquisas de diversas áreas de concentração”, aponta.

Ele acrescenta que a propagação da revista representa uma importante oportunidade para os grupos de pesquisas promoverem a difusão das novas informações à sociedade de maneira atualizada e economicamente viável. O acesso às informações pela sociedade também é importante, pois permite o acompanhamento dos projetos realizados, especialmente pelos grupos de pesquisa locais, fortalecendo o pilar da extensão que as universidades almejam alcançar.

Com periodicidade semestral, a Revista Científica do Vale do Aço: Sociedade e Natureza apresenta uma proposta inovadora, atendendo uma necessidade científica e socioambiental da Região Metropolitana do Vale do Aço e territórios vizinhos. Terá as suas publicações nas modalidades eletrônica e impressa. A versão eletrônica será vinculada ao site do Instituto Interagir (www.interagirong.com.br/). Enquanto a versão impressa compreenderá um total de 3.000 exemplares.

Acadêmicos
Alessandro pontua que a publicação é uma maneira de preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho, bem como, promover a atualização dos profissionais e da sociedade, é estimular o processo de leitura, interpretação, escrita e publicação de dados. “Esse exercício reflete a arte de estar sempre à frente no mundo do conhecimento, atualizando-se e continuamente revitalizando. É parte fruto do valorizar e participar das publicações científicas e tecnológicas do campo de conhecimento de nosso domínio e prática de formação e atuação profissional. Vem para valorizar o conhecimento gerado na região do Vale do Aço e promover a propagação desses para a comunidade, com seriedade, comprometimento e responsabilidade”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Vitor

28 de fevereiro, 2023 | 15:14

“Parabéns pela iniciativa!
Estudos e pesquisas são realizadas a décadas na região, no entanto ficam restritas a periódicos específicos e muitos deles de publicações internacional.
A sociedade merece conhecer a ciência que a cerca.
Desejo sucesso e mais uma vez, PARABÉNS pelo excelente trabalho, Instituto Interagir!”

Envie seu Comentário