Expo Usipa 2024 02 - 728x90

01 de março, de 2023 | 00:01

Ações de educação patrimonial recebem inscrições em Ipatinga

Divulgação/IU
Warley Soares/Divulgação
Agenda de março do Instituto Usiminas tem passeios e visitas ao memorial, à usina e à primeira estação de trem da cidadeAgenda de março do Instituto Usiminas tem passeios e visitas ao memorial, à usina e à primeira estação de trem da cidade
As belezas e as histórias que guardam os patrimônios histórico-culturais de Ipatinga poderão ser apreciadas pelo público do Vale do Aço durante a programação do Instituto Usiminas no mês de março. Entre as atrações estão o passeio “Rota 60”, o “Visita Noturna ao Centro de Memória Usiminas”, a visita à usina de Ipatinga em “Histórias do Aço” e, a novidade da programação, as atividades na Estação Pedra Mole pelo projeto “Ouvir o Rio”.

As atividades integram o Projeto Implantação do Centro de Memória Usiminas, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac - 211736). As famílias e as escolas podem participar mediante agendamentos e inscrições feitos via WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.

Agenda
Para marcar a programação que celebra duas décadas da Ação Educativa do Instituto Usiminas, as visitas à Estação Pedra Mole com o tema “Ouvir o rio” abrem a programação neste próximo sábado (4), às 9h30. No passeio, os visitantes percorrem aspectos culturais e naturais do patrimônio, começando por uma caminhada em um trecho da reserva de Mata Atlântica até chegar às ruínas da primeira estação de trem do Vale do Aço. No fim, o público é convidado a participar de uma oficina de criação.

A paisagem noturna do Centro de Memória Usiminas, no bairro Castelo, é o ponto de partida do programa “Visita Noturna” ao memorial que será no dia 10 de março (sexta-feira), às 19h. Na experiência sensorial, que explora novas relações entre o interior e o exterior do prédio e seu acervo artístico, o público é provocado a brincar com a luz, a sombra, o som e o silêncio.

Damille Barros/Divulgação
Em março, o ''Rota 60'' vai sair do bairro Novo CruzeiroEm março, o ''Rota 60'' vai sair do bairro Novo Cruzeiro
A comunidade, também, já pode agendar a sua participação no passeio que reúne arte urbana e patrimônio material e imaterial: o “Rota 60”. Em março, a atividade será no dia 11 de março (sábado), partindo, às 8h, do bairro Novo Cruzeiro. A bordo de ônibus elétrico, dois curiosos personagens contam histórias sobre os processos de produção de aço, percorrendo pontos turísticos de Ipatinga, incluindo a Casa do Artesão.

A usina siderúrgica de Ipatinga é apresentada de um jeito diferente para grupos de famílias e estudantes no “Histórias do Aço”, com Flora Manga e Rosane Dias. A verdadeira jornada do carvão e do minério, heróis da história, é repleta de curiosidades. Ao fim da visita, a oficina de pintura apresenta as tintas sustentáveis, produzidas com agregado siderúrgico, material gerado em várias etapas de produção do aço. Para escolas, a atividade será no dia 17 de março. Já as famílias poderão participar no dia 18 de março. Nos dois dias com sessões às 8h e às 14h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário