01 de março, de 2023 | 08:00

Ipatinga x Patrocinense: entre o sonho da Série D ou desespero do torneio da morte

Waldecy Castro
O centroavante Rafael Grampola tenta ''desencantar'' no jogo que decide a sorte do Ipatinga no MineiroO centroavante Rafael Grampola tenta ''desencantar'' no jogo que decide a sorte do Ipatinga no Mineiro

O confronto da noite desta quarta-feira (1/3) diante do Patrocinense será um divisor de águas na campanha do Ipatinga no Campeonato Mineiro do Módulo A. Com seis pontos conquistados em seis jogos, o time de Waguinho Dias precisa da vitória para escapar de qualquer ameaça de disputar o “torneio da morte “(triangular do rebaixamento). Caso obtenha este triunfo, estaria encaminhando uma classificação ao Troféu Inconfidência, a ser disputado entre o 5º e 8º colocados, em paralelo à semifinal do Estadual, cujo vencedor estará classificado à Série D do Brasileirão do ano que vem.

Outro desafio é conquistar a primeira vitória diante de sua torcida na última apresentação nesta fase do campeonato, de vez que empatou com América e Pouso Alegre e foi derrotado pelo Atlético. Uma vitória levaria a equipe aos 9 pontos, deixando para a última rodada, contra o Athletic, sábado (4/3), 16h30, em São João del-Rei, a confirmação desta classificação ao Torneio Inconfidência, bem como o sonho de chegar à Copa do Brasil, caso cheque aos 12 pontos e seja o 5º colocado geral.

Jogo da vida
Para o adversário do Ipatinga a situação é ainda mais delicada. Será o chamado jogo de “seis pontos”, do desespero. A equipe do Alto Paranaíba, que disputará a Série D deste ano, tem apenas quatro pontos ganhos e vive a ameaça de disputar o “torneio da morte”. A única possibilidade de continuar tentando se afastar dessa ameaça é vencer o duelo contra o Tigre, motivo pelo qual espera-se uma equipe ofensiva e atuando em velocidade, principalmente nas laterais do campo.

O Patrocinense vem de um empate em casa contra o Democrata-GV, que faz boa campanha. O otimismo de uma boa performance remete à atuação diante do Atlético, no Independência, na 6ª rodada, quando foi derrotado com um gol de Hulk já com 10 minutos de acréscimo do 2º tempo.

Público
Com ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada), a diretoria do Ipatinga espera um bom público para apoiar o time rumo, inicialmente, à permanência na divisão de elite do Mineiro. O triunfo pode abrir perspectivas de disputar vaga na competição nacional, bem como de ter pelo menos mais um jogo no Ipatingão nesta temporada.

O técnico Waguinho Dias não terá o meia Chiquinho, suspenso pelo 3º cartão amarelo, e o atacante Nadson, contundido. A promessa é de uma formação ofensiva, ocupando melhor os espaços do campo, de forma a evitar que o centroavante Rafael Grampola fique tão isolado e tenha raras oportunidades de finalizar, conforme ocorreu nos últimos dois jogos. Um dos problemas para a montagem do time é o cansaço dos jogadores, que vêm de quatro partidas seguidas com poucos intervalos de descanso; em função desse desgaste, o treinador cancelou o treinamento de campo que seria realizado na tarde desta terça-feira (28/2), no centro de treinamentos do clube.

Ficha técnica
Ipatinga: Gabriel, Guilherme Choco, Mailson, Luanderson Moraes e Bruno Santos; Diego Gomes, Netinho, Giovane; Alyson Motta, Rafael Grampola e Márcio Jr. Técnico – Waguinho Dias.

Patrocinense: Adilson, Gleisinho, Alan Ferreira, Matheus e Rafael Furlan; Lucas Hulk, Galhardo, Leo Santos e Daniel Costa; Cristiano Robert e Arnaldo. Técnico – Tuca Guimarães.

Arbitragem: Michel Patrick Costa Guimarães; auxiliado por Leonardo Henrique Pereira e Emílio Junio Nascimento Santos.

Árbitro VAR: Vinícius Gomes do Amaral.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcelão Alves

01 de março, 2023 | 14:48

“Esse ai é ruim demais. Como um jogador desse nível chega a ser profisissional?”

Envie seu Comentário