Expo Usipa 2024 02 - 728x90

01 de março, de 2023 | 09:00

Mudança de emprego exige planejamento, defendem mentora de carreira e educadora financeira

Levantamento recente do LinkedIn revelou que 60% dos profissionais brasileiros pensam em mudar de trabalho ainda em 2023

Ryan Souto
''Seja qual for o seu motivo, não tome decisões precipitadas'', orientou a mentora de carreira Cilene Noman ''Seja qual for o seu motivo, não tome decisões precipitadas'', orientou a mentora de carreira Cilene Noman

Salário, benefícios mais atrativos, qualidade de vida, realização profissional, insatisfação com a empresa, o sonho de empreender...Esses podem ser alguns dos motivos que levam os profissionais a cogitarem e desejarem a mudança de emprego. No Brasil, esse pensamento é uma realidade para muitos trabalhadores, é o que mostrou o mais recente levantamento do LinkedIn (plataforma digital voltada para negócios e emprego): 60% dos brasileiros consideram mudar de emprego ainda este ano, sendo que 20% deles já iniciaram uma busca ativa por novas posições.

De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados demonstraram confiança em encontrar outra ocupação se deixassem o emprego atual. O recorte é ainda maior entre profissionais com idades entre 25 e 34 anos (82%), que disseram que se sentiriam confiantes em conseguir uma nova função, enquanto 67% das pessoas com mais de 55 anos disseram o mesmo.

Planejamento e preparação
Mas não basta apenas estar seguro ou decidido para realizar esse processo de mudança. A reportagem do Diário do Aço conversou com uma mentora de carreira e uma educadora financeira. As duas foram unânimes em defender a necessidade de um planejamento e preparação, seja para uma troca de emprego ou até mesmo para uma transição de carreira.

“Toda transição e mudança de carreira sempre será mais efetiva se for planejada e preparada, mas sabemos que nem sempre isso será possível. Quando falamos em transição de carreira precisamos primeiramente definir o que nos move pela busca desta transição, e validar de fato o motivo”, afirmou a especialista em Gestão Comportamental, mentora de carreira e master coach, Cilene Noman.

“É preciso que a gente se prepare financeiramente. Eu preciso ter um planejamento financeiro porque ele vai ser indispensável para que esse processo aconteça com tranquilidade. Sem ele, o caminho para esse sucesso vai ficar muito mais difícil e não precisa ser difícil, pode ser planejado”, explicou a educadora financeira Ellen Silvério.

Quando deixar o emprego?
A decisão de “abrir mão” de um emprego, ainda mais quando se trabalha há anos na mesma empresa, é um dilema. Mas quando saber que realmente é a hora de deixá-lo e seguir a procura de uma nova oportunidade no mercado?
“Quando tomamos esta decisão por vontade própria é porque algo já vem sendo maturado e se tornando um desejo crescente, tende a ser aquele sentimento que te acompanha quase que diariamente gerando até mesmo falta de vontade de ir trabalhar, falta de motivação na execução das atividades, improdutividade, desânimo e afastamento do convívio mútuo junto à equipe, desinteresse total por sua atividade, burnout e até crises depressivas, estes e muitos outros podem ser sinais de alerta que você já está no seu limite e é chegada a hora da mudança”, esclareceu Cilene.
Arquivo Pessoal
''Todo planejamento financeiro pessoal tem alguns vilões, descubra quais são aqueles que tem no seu orçamento financeiro hoje'', disse Ellen Silvério''Todo planejamento financeiro pessoal tem alguns vilões, descubra quais são aqueles que tem no seu orçamento financeiro hoje'', disse Ellen Silvério

Não se precipite
A educadora financeira pede que as pessoas não tomem a decisão de forma impetuosa. “Vou ‘jogar tudo para o ar’ e pedir conta, sem ter nenhum planejamento, sem ter dinheiro, sem saber o que vai acontecer. É perigoso, é arriscado e vai trazer para você frustração. Toma cuidado para você não tomar uma decisão de cabeça quente ou só com a sua emoção”, alertou Ellen.

É o que também orienta Cilene. “Seja qual for o seu motivo não tome decisões precipitadas, elas podem não ser a melhor escolha e você estar somente trocando o famoso ‘seis por meia dúzia’. Importante entendermos que, quando algo não está indo bem ou de acordo com aquilo que queremos ou desejamos em nossa carreira profissional, precisamos buscar auxílio profissional e compreender como podemos obter maiores resultados e melhor solução”, concluiu.

Mais uma pesquisa
Uma outra pesquisa, feita pelo portal de recolocação profissional Empregos.com.br, também mostrou esse desejo do brasileiro em procurar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Segundo o levantamento, três em cada quatro profissionais (77,2% dos entrevistados) pretendem mudar de emprego em 2023. A principal causa é a insatisfação com o trabalho atual, que atinge 81,1% das pessoas ouvidas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário