EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

03 de março, de 2023 | 14:04

Apesar de encerrado no Brasil, Censo do IBGE ainda é realizado em Ipatinga e Timóteo

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Moradores das duas cidades da região devem receber os recenseadores Moradores das duas cidades da região devem receber os recenseadores

Mesmo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ter comunicado o encerramento da coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, no início da semana, o trabalho dos recenseadores ainda ocorre em Ipatinga e Timóteo. A informação é do gerente regional do IBGE, Douglas Menezes.

Nacionalmente, os dados apontam que 189.261.144 pessoas foram recenseadas (91%). O Instituto informou que, no dia 1º de março, foi iniciada a Etapa de Apuração. Já a divulgação dos primeiros resultados do Censo será feita no fim de abril. 

Na região, Douglas detalha que os trabalhos devem ser concluídos até o dia 15 deste mês. “Deveríamos ter concluído em novembro, prazo que foi sendo prorrogado por vários motivos, como falta de pessoal e munícipes que não nos atenderam. Ainda temos gente na rua em Ipatinga e Timóteo e pedimos, mais uma vez, que os moradores recebam os recenseadores e respondam às perguntas”, pede.

Próximo passo
Após a conclusão da coleta, os supervisores técnicos do IBGE podem determinar retornos - pontuais - ao campo. Isto é, determinados bairros em algumas cidades podem passar por ações específicas de recenseamento, para fins de conferência dos dados ou mesmo para determinar se domicílios originalmente encontrados vazios estão, de fato, desocupados.

“Criamos um comitê de fechamento do Censo, que inclui oito demógrafos contratados exclusivamente para essa etapa de apuração, que trabalharão em sintonia direta com os demógrafos do próprio IBGE”, afirma o presidente interino do instituto, Cimar Azeredo.

Terra Indígena Yanomami
Ao mesmo tempo em que iniciará a etapa de apuração dos milhões de dados, o IBGE realizará este mês uma operação pontual - final - de coleta de dados para o Censo: junto aos moradores da Terra Indígena Yanomami.

A operação será iniciada no próximo dia 6 e, a depender das condições climáticas no território que passa pelos estados de Roraima e Amazonas, será concluída entre 20 e 30 dias depois.

Durante a realização do Censo, os recenseadores já coletaram dados de 50% dos moradores do território Yanomami. Agora resta a metade final, que vive em áreas de acesso especialmente complexo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário