Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de março, de 2023 | 10:23

Polícia Civil deflagra Operação Ponto Final contra fraudes na Ciretran de Ipatinga

Ação da PCMG foi realizada com apoio da Corregedoria-Geral de Polícia Civil e do Ministério Público de Minas Gerais

Divulgação Polícia Civil
Os policiais civis se reuniram para dar início a operação no fim da madrugada de terça-feiraOs policiais civis se reuniram para dar início a operação no fim da madrugada de terça-feira

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Núcleo Correcional do 12º Departamento de Policia Civil (DPC), em Ipatinga, com apoio da Corregedoria-Geral de Polícia e de outras unidades policiais, realizou, nesta terça-feira (7) a “Operação Ponto Final”, com o cumprimento de 25 mandados judiciais de busca e apreensão e três de prisão preventiva. Os trabalhos policiais se iniciaram nas primeiras horas da manhã.

A operação é decorrente de investigações relacionadas a fraudes ocorridas na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da 1ª Delegacia Regional de Ipatinga. As ações foram coordenadas pelos delegados Augusto Frade, Lívia Athayde e pelo promotor de Justiça, Jonas Júnior Linhares Costa Monteiro.

As investigações apuraram fraude envolvendo a transferência de propriedade de veículos clonados e também procedimentos de alteração de dados, de obtenção de segunda via de recibo (Certificado de Registro de Veículos-CRV) e outros sem a observância dos trâmites legais exigidos.

Para conseguir realizar a fraude, os investigados utilizavam falsificação de documentos públicos para a inserção de dados falsos em sistemas de informática do DETRAN-MG. Os crimes cometidos seriam de falsidade ideológica, violação de sigilo profissional qualificada, receptação qualificada de veículo furtado, coação no curso do processo e associação criminosa.

Para a concretização das operações ilegais, se contou com a participação efetiva de dois despachantes documentalistas e servidores administrativos da Delegacia Regional de Ipatinga, além do possível envolvimento de outros três despachantes documentalistas, de um empregado de estampadora de placas veiculares, de um Centro de Formação de Condutores, de um proprietário de agência de veículo automotores e de terceiros já identificados.

Fora decretada a prisão preventiva de um ex-chefe da Ciretran de Ipatinga e de dois despachantes documentalistas, as prisões foram cumpridas pela Polícia Civil nesta manhã. Nas buscas residenciais e nos endereços profissionais dos investigados foram recolhidos equipamentos eletrônicos, aparelhos celulares, documentos e outros itens que serão objetos de análise em vista do prosseguimento das investigações.

Participaram desta operação, 42 policiais civis do 12º Departamento de Ipatinga (Regionais de Ipatinga, Caratinga e João Monlevade) e da Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Belo Horizonte, bem como foi utilizado um total de 14 viaturas da PCMG na referida Operação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Senna

08 de março, 2023 | 14:53

“Não justifica pagar valores que chegam a quatro dígitos para um despachante resolver com alguns cliques!!
Não se resolve nada sem despachante, não basta pagar o Estado, ainda forçam pagar os despachantes, senão nada sai...”

Zeze

08 de março, 2023 | 11:52

“Quero avisar que despachante é uma profissão apurações tem que ser apuradas ,todo cidadão tem direitos de fazer particular ou via despachante”

Zé Doido

08 de março, 2023 | 07:45

“Tem PC que é pior que muito bandido, aliás, esses policiais envolvidos em coisas ilícitas nem policiais são, são bandidos mesmo, agora se for policial e político, aí que o trem fica feio mesmo.
Não é de hoje que essa CIRETRAN age de forma ilegal, o próprio Diário do Aço já trouxe inúmeras reportagens dando conta das coisas erradas que aconteciam lá..”

Pagador de Imposto

07 de março, 2023 | 21:57

“O DETRAN-MG precisa ser desvinculado urgentemente da Polícia Civil, um órgão burocrático, lento, desorganizado e problemático.
Não se resolve nada sem despachante, não basta pagar o Estado, ainda forçam pagar os despachantes, senão nada sai. Parabéns pela ação, o Estado não se pode omitir quando a casa está desarrumada.”

Todo Mundo Sabe Quem é Quem na Delegacia

07 de março, 2023 | 19:53

“esta operação é a ponta do iceberg mas já é um começo.”

Deixa Investigar

07 de março, 2023 | 13:14

“Sei não, essas investigações costumam sobrar para mais gente. Se aprofundarem verão mais coisa, investiga a vistoria e proprietários de empresas de placas. A PC nunca combateu tanto a corrupção interna no vale do aço como nesses últimos anos,”

Edilson Vieira

07 de março, 2023 | 13:04

“Parabéns aos policiais envolvidos, há pouco tempo houve outra operação no trânsito de Ipatinga, agora outra, será que os funcionários do setor de trânsito não entenderam? É preciso separar os despachantes honestos dos que gostam de falcatruas, tomara que seja apenas o começo. Há pouco tempo já suspenderam cinco despachantes, será que estes envolvidos serão suspensos também? Nós que trabalhamos seriamente aplaudimos de pé esse serviço... Cadeia neles...”

João Pc

07 de março, 2023 | 12:40

“Tem que fazer isso em Timóteo também, tente transferir um veículo aqui sem despachante...
Não consegue agendar em uma data viável, e se chegar lá sem despachante o responsável não realiza a vistoria.... Pilantragem”

Envie seu Comentário