09 de março, de 2023 | 00:01

Curta Vitória a Minas II grava mais cinco filmes em MG e ES

Fotos: Gustavo Louzada/IMA
Cena do filme Cena do filme "O Tempo era 1972", em Naque: projeto está em Fabriciano e já passou por Ipatinga
Depois de gravar cinco filmes, entre janeiro e fevereiro, o Curta Vitória a Minas II se prepara para filmar mais cinco curtas-metragens até o fim deste mês. Atualmente, uma equipe de profissionais audiovisuais, com o suporte de equipamentos de captação de imagens e som, está em Coronel Fabriciano para gravar, de quarta-feira (8) a sexta-feira (11), o documentário “Mães do Vale: Um olhar sobre a Maternidade”, da contadora Patrícia Alves.

O filme resgata histórias de gestantes em situação de vulnerabilidade social e de profissionais de saúde que lutam pelo parto humanizado e contra a violência obstétrica. A história de Patrícia Alves foi uma das selecionadas para participar do projeto que reúne dez documentários produzidos em cinco cidades mineiras e cinco capixabas, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e a realização do Instituto Marlin Azul e do Ministério da Cultura.

Moradores dos municípios selecionados participam dos sets de filmagensMoradores dos municípios selecionados participam dos sets de filmagens
Mais histórias
A primeira obra gravada este mês foi “Um Ponto Rotineiro”, da estudante Jaslinne Pyetra, nos dias 3, 4 e 5 de março, em Baixo Guandu (ES). “A ficção propõe um despertar para a vida que existe dentro de cada um através de um mergulho interior e de um reencontro consigo mesmo”, informa a produção.

“T-Rex e a Pedra Lascada”, do biólogo Luã Ériclis, será gravado nos dias 17, 18 e 19 de março, em João Neiva (ES). “Elementos vivos como a água, a mata, a magia, os encantados, a imaginação e a aventura se misturam e se combinam nessa história de fortalecimento das memórias, dos saberes, das raízes, da ancestralidade e dos valores dos povos negros. Tudo isso sendo marcado pelo ritmo dos tambores de congo, das cantigas de roda e das cirandas, cirandinhas”, descreve.

A equipe partirá em seguida para Aimorés (MG), que servirá de cenário para a gravação da ficção “Lia, Entre o Rio e a Ferrovia”, da professora e comunicadora Elisângela Bello, nos dias 23, 24 e 25 de março. Inspirada nas lembranças da autora, a obra tem como protagonista Lia, a menina que via tudo, entre o rio e a ferrovia, sem deixar de sonhar com o que estivesse para além destes limites. Depois de ir e vir em busca de novas descobertas, a personagem volta para o lugar aonde tudo começou com o coração cheio de gratidão e esperança.

O projeto encerrará a etapa de filmagens em Colatina (ES) com a gravação do documentário “Colatina, A Princesa do Rock”, do jornalista Nilo Tardin, em 30 e 31 de março e 1º de abril. O documentário fará uma viagem no tempo para contar como a cidade viveu a revolução de comportamento e costumes após o surgimento do rock and roll e se destacou ao abrigar a primeira banda de rock do Espírito Santo, a Jet Boys.

Desde janeiro deste ano já foram gravados os filmes “Dezinha e Sua Saga”, da auxiliar de serviços gerais Luciene Crepalde, de Nova Era (MG); “Reciclando Vidas e Sonhos”, da coletora de materiais recicláveis, Ana Paula Imberti, de Ibiraçu (ES); “O Último Trem”, do vendedor Fabrício Bertoni, de Colatina (ES); “Santa Cruz”, da artista visual Rita Bordone, de Ipatinga (MG); e “O Tempo era 1972”, do aposentado Ademir de Sena Moreira, de Naque (MG).

A comunidade vive experiência audiovisualA comunidade vive experiência audiovisual
Sobre o projeto
O Curta Vitória a Minas II selecionou em concurso dez histórias contadas por moradores de cidades que se desenvolveram no entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Após uma imersão de 15 dias para estudar noções básicas de roteiro, direção, fotografia, som, produção, direção de arte e mobilização comunitária, cada um dos dez autores voltou para sua cidade de origem, para articular e envolver a comunidade em atividades técnicas e artísticas desde a pré-produção até a filmagem da obra.

Ainda em 2023, o Curta Vitória a Minas II exibirá os documentários e ficções em telonas de cinema montadas em ruas e praças das comunidades participantes durante sessões abertas e gratuitas. Além disso, as obras serão inscritas em mostras e festivais audiovisuais de todo o país, possibilitando a divulgação e a visibilidade dos conteúdos para outros públicos. Acompanhe mais informações sobre o projeto em https://curtavitoriaaminas.com.br/.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário