Expo Usipa 2024 02 - 728x90

08 de março, de 2023 | 17:45

Cerest articula ações para melhorar qualidade de vida do trabalhador em Ipatinga

Divulgação
Ao longo de todo o ano, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador vai realizar inspeções em diversos segmentos de trabalhoAo longo de todo o ano, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador vai realizar inspeções em diversos segmentos de trabalho

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) iniciou nesta quarta-feira (8) o cronograma de ações de Vigilância em Ambientes e Processos de Trabalho (VISAT). Ao longo de todo o ano serão realizadas, semanalmente, inspeções em diversos segmentos de trabalho: marcenarias, serralherias, serviços de saúde, construção civil e outros, com o objetivo de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho. A informação foi divulgada pela administração municipal de Ipatinga.

Uma das funções do Cerest é realizar as vigilâncias para identificar irregularidades e propor melhorias das condições de trabalho, com o intuito de que as pessoas ocupadas não venham a adoecer ou sofrer acidentes. O órgão realiza também ações de Promoção e Prevenção que visam minorar os riscos de adoecimento a que estão expostos; acolhe os trabalhadores acometidos pelos acidentes e adoecimentos relacionados com a ocupação e realiza o acompanhamento no período de tratamento e/ou afastamento até que estes tenham condições de retornar às atividades laborais.

"O Cerest tem o objetivo de orientar o profissional para que ele se proteja. Discutimos melhorias de trabalho quando somos solicitados por órgãos públicos e privados em qualquer área. A política de saúde do trabalhador engloba trabalhadores públicos, privados, autônomos, indústrias e todo o setor produtivo. Onde há trabalhador, a gente investe", ressalta a gerente do Cerest, Ana Carolina do Bem.

O Cerest
A Vigilância em Saúde do Trabalhador é um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS) e consiste num conjunto de ações que visam à promoção da saúde, prevenção da morbimortalidade e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora.

O Cerest atende os trabalhadores que sofreram acidentes e/ou adoeceram em decorrência do trabalho. Em Ipatinga, está localizado na rua Joaquim Nabuco, 317, bairro Cidade Nobre, próximo à Policlínica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário