Expo Usipa 2024 02 - 728x90

09 de março, de 2023 | 10:00

Operação Libertas da Polícia Federal mira o trabalho escravo na região

Divulgação
Criminosos mantinham mais de 20 trabalhadores em condições degradantes, andavam armados em suas propriedades e ameaçavam as pessoas Criminosos mantinham mais de 20 trabalhadores em condições degradantes, andavam armados em suas propriedades e ameaçavam as pessoas

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (9) a operação “Libertas” para reprimir a ação de indivíduos que mantinham trabalhadores em situação análoga a de escravo em suas propriedades rurais no Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Foram expedidos pela Justiça Federal de Governador Valadares e cumpridos pela Polícia Federal dois mandados judiciais de busca e apreensão e outros dois de prisão preventiva.

Conforme apuração, os investigados transitavam armados em suas propriedades rurais e mantinham mais de vinte pessoas trabalhando em condições degradantes, as quais possuíam dívidas superiores a seus supostos salários e tinham sua liberdade cerceada.

Referidos trabalhadores já haviam sido anteriormente resgatados pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel e devidamente indenizados. Faltava prender os responsáveis pela atividade ilegal, o que foi feito nesta quinta-feira.

Os envolvidos responderão pelo crime de trabalho escravo previsto no Artigo 149 do Código Penal e, se condenados, podem receber a pena de até oito anos de reclusão e multa, além da pena correspondente à violência. (Comunicação Social - Delegacia de Polícia Federal em Governador Valadares)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário