CADERNO IPATINGA 2024

15 de março, de 2023 | 14:55

Ipatinga realiza fóruns com diversos segmentos culturais e sociedade

Divulgação
Encontros com grupos culturais do município são para detalhar formalidades acerca da Lei Paulo Gustavo e conhecer propostas de trabalho Encontros com grupos culturais do município são para detalhar formalidades acerca da Lei Paulo Gustavo e conhecer propostas de trabalho

Está programada uma série de ações a serem executadas neste mês com base na Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. Estão previstos fóruns com a classe artística para a próxima sexta-feira (17), 30 de março e também o dia 5 de abril, às 9h, no plenário da Câmara de Vereadores de Ipatinga, com a finalidade de esclarecer os passos necessários para a implementação da Lei Paulo Gustavo na cidade. Os encontros servirão ainda para discutir e conhecer as propostas de trabalho dos artistas, envolvendo diversas áreas de produção de conteúdo, informou o governo municipal.

Conforme a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), nos próximos meses serão injetados R$ 3,8 bilhões no setor cultural brasileiro. E para o município de Ipatinga estão sendo destinados recursos de R$ 2.147.147,47.

“Através desta lei, poderemos utilizar o recurso para colocar em prática ações emergenciais destinadas ao setor cultural, que devem ser adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19, bem como fortalecer a sustentabilidade das cadeias produtivas da região”, salienta o prefeito Gustavo Nunes (PL).
Os fóruns com instituições e sociedade civil de diversos setores e regionais irão debater a necessidade de cada segmento e a aplicação do recurso a ser recebido.

Sobre a Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo tem caráter de execução descentralizado, com repasses aos estados e municípios, restituindo ao setor cultural os recursos que estavam parados no Fundo Nacional de Cultura e Fundo Setorial Audiovisual. O nome do projeto homenageia o ator e humorista Paulo Gustavo, que morreu em maio de 2021, vítima da covid-19.

“Essa lei representa uma conquista da cultura para ações emergenciais compensatórias dos efeitos econômicos que a pandemia causou. E o governo municipal se propõe a garantir que a aplicação da Lei Paulo Gustavo acontecerá com participação efetiva do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai), de forma que a cadeia da cultura seja ouvida para uma aplicação justa e ágil dos recursos”, ressalta o titular da Semcel, Maciel Rodrigues.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário