EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

15 de março, de 2023 | 15:57

Zagueiro de Nova Era busca deslanchar carreira no Santos

Raul Baretta/Santos FC
 O novaerense Joaquim espera ser o maior nome revelado pelo futebol da cidade O novaerense Joaquim espera ser o maior nome revelado pelo futebol da cidade

O zagueiro Joaquim, 24 anos, 1,90m, é o personagem esportivo mais conhecido fora do município de Nova Era atualmente. Revelado na escolinha do tradicional clube Comercial, sem oportunidades nos grandes de Minas Gerais, rumou para Patos de Minas, onde atuou na base da URT e teve breve passagem, ainda com 19 anos, na equipe principal numa frustrada participação na Série D do Brasileirão.

De Patos de Minas, partiu para o interior de São Paulo e foi buscar a sorte no futebol profissional, sendo mais um entre centenas de jovens que lutam por espaço em clubes de divisões inferiores do Campeonato Paulista até serem vistos por empresários ligados a clubes de maior projeção para se transferirem para outros centros. E assim foi; Joaquim passou pelo Paulista de Jundiaí e São José, de São José dos Campos, arriscou-se no Murici-AL, jogou no Botafogo-PB. De lá, foi para o Sub-23 do Cuiabá, em 2021. Em 2022, esteve emprestado no início do ano ao Botafogo de Ribeirão Preto. Retornou ao Cuiabá, onde acabou recebendo uma chance real no time principal depois da boa performance no Paulistão. Foi um dos destaques na campanha do clube mato-grossense ano passado, ajudando-o, em 42 jogos disputados, a permanecer na elite do futebol brasileiro.

Grande chance
Chegou a ser sondado pelo Atlético, que preferiu sotaque latino na sua zaga, por mais que Joaquim seja um zagueiro de qualidade. Seu destino foi o Santos neste início de temporada, comprado por 3 milhões de euros (60% dos direitos apenas, o restante é do Cuiabá). No clube da Vila Belmiro, luta pela titularidade na campanha da Copa do Brasil e nos preparativos para a Série A do Brasileirão.

Joaquim se destaca pelo bom posicionamento, rapidez nos desarmes e precisão no chamado “jogo aéreo”. Ele espera ter uma carreira mais longeva e bem-sucedida do que outro futebolista novaerense que o antecedeu, o talentoso meia Ramon, revelado no Atlético, vendido ao futebol russo, tendo retornado a grandes clubes do Brasil, mas se perdeu pelos problemas extracampo e encerrou precocemente a carreira.

Joaquim tem um irmão no mundo do futebol, o goleiro Matheus Emiliano, 22 anos, já um andarilho da bola, atualmente no Ceilândia-DF, depois de passar pelo Palmas-TO, Tapajós-PA, Vocem-SP, Araxá, Tuntum-MA e Bangu. O destino os fez se encontrarem num jogo da primeira fase da Copa do Brasil, vencido pelo Santos, no Distrito Federal - Matheus Emiliano ficou na reserva do Ceilândia e Joaquim atuou como titular no Peixe da Vila Belmiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário