16 de março, de 2023 | 18:00

O trem mineiro é tema do documentário “Estrada natural”

Fotos: Divulgação/Rede Minas
O longa-metragem mostra o início, o auge e a decadência das ferrovias no BrasilO longa-metragem mostra o início, o auge e a decadência das ferrovias no Brasil
O trem, em Minas Gerais, abriu passagem no vocabulário e nas fronteiras. O apito soava alto para a economia, a cultura e o sonho de alcançar o mar. A importância era tamanha que o assunto rendeu um documentário de Emerson Penha. O jornalista dedicou nove anos para produzir “Estrada natural” e o filme chega à Rede Minas, na Faixa de Cinema, nesta sexta-feira (17). A atração exibe a obra e traz entrevista com o diretor e o compositor Robertinho Brant, que assina a trilha sonora.

Autores de ''Ponta de Areia'', Milton Nascimento e Fernando Brant imortalizaram essa históriaAutores de ''Ponta de Areia'', Milton Nascimento e Fernando Brant imortalizaram essa história
O longa-metragem mostra o início, o auge e a decadência das ferrovias no Brasil e a paixão dos mineiros pelo trem. A linha mestra do enredo é a história da Estrada de Ferro Bahia e Minas, que ligava Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, até Caravelas, na Bahia, erradicada em 1966.

As locomotivas inspiraram músicas e poemas e foi assim para Adélia Prado, Milton Nascimento e Fernando Brant, que dão seus depoimentos, além de pessoas que viveram e se sentem saudosas do tempo em que se viajava sob trilhos. Milton e Brant são os autores da canção "Ponta de Areia", conhecida internacionalmente, que conta essa história desde os anos 1970.

O jornalista e diretor Emerson Penha e o compositor Robertinho BrantO jornalista e diretor Emerson Penha e o compositor Robertinho Brant
Para abrir as cortinas da sessão, o jornalista Samuel Guimarães conversa com Emerson Penha. Ele conta sua história e a conexão com as ferrovias, uma relação que começou em Divinópolis, na região centro-oeste. O jornalista, que passou pela TV Globo, SBT e TV Brasil, foi correspondente internacional e fala como a experiência na área o trilhou no caminho do documentário. O compositor Robertinho Brant também participa do bate-papo. Ele assina as 14 faixas que são apresentadas no filme e conta sobre esse trabalho.

A Faixa de Cinema vai ao ar nesta sexta-feira (17), às 23h, pela Rede Minas e, nesse mesmo horário, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário