Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de março, de 2023 | 16:12

Conferência de Saúde de Ipatinga define novas prioridades a serem defendidas em etapa estadual

Divulgação
Principal bandeira é o fortalecimento da estrutura de atendimento pelo SUS no município  Principal bandeira é o fortalecimento da estrutura de atendimento pelo SUS no município

Com participação de lideranças do setor, a administração de Ipatinga promoveu nestas terça e quarta-feira (14 e 15), no auditório principal do Ipaminas Esporte Clube, no bairro Cidade Nobre, a 17ª edição da Conferência Municipal de Saúde.

Sintonizada com o tema da Conferência Nacional de Saúde, que será realizada no mês de julho, enfocando o slogan “Amanhã vai ser outro dia: garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, a Conferência Municipal foi regida pela orientação “SUS Ipatinga: Fortalecimento, Integralidade e Resultado”.

Durante o evento houve a votação do regimento interno e mecanismos do processo eleitoral do Conselho Municipal de Saúde, além da definição das diretrizes para a etapa da Conferência Estadual de Saúde, informou o governo.

O prefeito Gustavo Nunes (PL) ressaltou a importância do envolvimento da comunidade nos debates para aperfeiçoamento do sistema público de atendimento. “A participação da população de Ipatinga na Conferência Municipal de Saúde foi de grande valia e nos ajudará a decidir o direcionamento a seguir na saúde pública da nossa cidade em termos de prioridades. Em pouco mais de dois anos, foram vários os avanços conquistados na saúde de Ipatinga, e com as diretrizes elaboradas fortaleceremos ainda mais o atendimento do SUS na nossa área de prestação de serviços”, destacou.

Eleição dos representantes
A eleição dos representantes municipais para participar da Conferência Estadual se dará após o pleito do Conselho de Saúde gestão 2023-2025, previsto para o dia 22 de março.

“A data escolhida se deve ao fato de o representante municipal na 10ª Conferência Estadual de Saúde assumir o compromisso de trazer a devolutiva do relatório Estadual ao Conselho Municipal, e, para isso, o delegado tem que estar vinculado ao Conselho Municipal”, frisou o secretário de Saúde de Ipatinga, Cléber de Faria.

Pré-conferências
Durante o mês de fevereiro, foram realizadas as pré-conferências em todas as regionais da cidade, e também para os trabalhadores dos setores público e privado, com o intuito de definir os 100 delegados e 100 suplentes representantes das entidades, movimentos e instituições na Conferência. Foram eleitos 50 representantes das nove regionais do município, sendo a divisão feita proporcionalmente ao número de habitantes de cada uma delas, e outros 50 entre trabalhadores públicos, privados, governo e prestadores de serviços, conforme publicado no regulamento, que consta no Diário Oficial do Município do dia 1° de fevereiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário