17 de março, de 2023 | 08:00

Macrorregião do Vale do Aço tem 28 doses da vacina monkeypox para distribuição

Divulgação
O público-alvo para a vacinação deve obedecer a algumas recomendaçõesO público-alvo para a vacinação deve obedecer a algumas recomendações

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) contará com 28 doses da vacina contra monkeypox (varíola dos macacos) para serem distribuídas na macrorregião do Vale do Aço. O quantitativo das doses para cada município não foi divulgado pela SRS, nem a data que terá a início a distribuição dos imunizantes na região.

O Estado de Minas Gerais recebeu, nesta terça-feira (14), a primeira remessa de vacinas para a pré e pós-exposição ao vírus monkeypox, com 1.101 doses. Os imunizantes são indicados para adultos com idade igual ou superior a 18 anos, considerados de alto risco para infecção por varíola ou monkeypox.

Em nota enviada ao Diário do Aço, nesta quinta-feira (16), a SRS informou que a divulgação terá apenas o detalhamento em nível regional e não por municípios. “Referente ao primeiro lote, a SRS/Coronel Fabriciano receberá 28 doses da vacina monkeypox”, afirmou.

Evitar exposição
A SRS também afirmou que a decisão de detalhar em nível regional se justifica com o intuito de evitar a exposição de pessoas que compõem o público-alvo, sobretudo em pequenos municípios, devido ao reduzido número de doses. “Dessa forma, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com base no princípio da anonimização, evita-se a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo”, pontuou.

Público-alvo
A vacina contra monkeypox está indicada para adultos com idade igual ou superior a 18 anos, considerados de alto risco para infecção por varíola ou monkeypox. O esquema de vacinação é de duas doses da vacina MVA-BN Jynneos, com quatro semanas de intervalo (28 dias) entre cada uma.

Recomendações
O público-alvo para a vacinação deve obedecer a algumas recomendações. Vacinação pré-exposição: pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA); homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses; profissionais que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

Doses
Segundo a coordenadora estadual de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, 1.077 doses serão utilizadas para a vacinação pré-exposição. “Esse quantitativo será destinado a imunizar 50% do público-alvo com duas doses. O envio de mais doses dependerá do andamento da vacinação e da demanda local”, explica.

Monkeypox em Minas
De acordo com o boletim atualizado em 10 de março, Minas Gerais registra 619 casos de monkeypox confirmados por exames laboratoriais. Desse total, três são do Vale do Aço. Outros 2.457 foram descartados e há 73 casos suspeitos. Até o momento, foram registrados três óbitos pela doença. O Boletim da Monkeypox pode ser acessado em https://www.saude.mg.gov.br/monkeypox
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho Mortadela

17 de março, 2023 | 12:19

“28 doses, 28 doses.
Sinceramente o povo não merece isto.”

Envie seu Comentário