17 de março, de 2023 | 07:17

Páscoa influencia nas vendas de 45,5% das empresas do comércio varejista de produtos alimentícios

Em Minas, 38,4% dos empresários acreditam que o faturamento em 2023 será melhor que do ano passado

Stéphanie Lisboa
Desde o mês de fevereiro, as lojas da Cacau Show em Ipatinga adicionaram os produtos de Páscoa nas prateleiras Desde o mês de fevereiro, as lojas da Cacau Show em Ipatinga adicionaram os produtos de Páscoa nas prateleiras
(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
É só ir aos supermercados, shopping e centros comerciais para perceber que a Páscoa está chegando. Os doces e guloseimas de chocolate, tradicionalmente vendidos nesta época do ano, já estão expostos nas lojas. Neste ano a data será celebrada no dia 9 de abril. A festividade representa um impacto positivo para uma porcentagem considerável dos empresários, especialmente para os do segmento alimentício. E engana-se quem pensa apenas nos chocolates. Os pescados também têm apelo comercial durante este período.

Uma pesquisa elaborada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), realizada entre os dias 1 e 8 de março, com 382 empresas, mostrou que a Páscoa gera um resultado positivo para 45,5% das empresas do comércio varejista de produtos alimentícios do estado. Boa parte desses comerciantes (38,4%) está confiante que as vendas serão melhores em 2023, se comparado com o ano passado.

O levantamento revelou ainda que a maioria dessas empresas já estão no clima da data: mais da metade das lojas do segmento alimentício iniciaram as vendas de Páscoa (58,0%); A caixa de bombom com 31,6%, o ovo de páscoa (23,0%), a barra de chocolate (13,2%), peixes (13,2%) e pães (5,2%) são os produtos mais vendidos atrelados à data e ao período.

Perfil de compras
No Supermercado Coelho Diniz, a administração tem percebido uma mudança no perfil de compras durante a Páscoa. “Além do consumo de chocolates, existe uma crescente por produtos alimentares sazonais”, afirmou o comprador da rede de supermercados, Glauber Cunha Valadares. Fora as guloseimas, que são tradicionalmente adquiridas pelos clientes, outros itens têm ocupado os carrinhos. “A venda de pescados, azeites e vinhos já demonstram crescimento considerável nos últimos anos e a tendência é que em 2023 esta categoria cresça ainda mais”, avaliou.

Para atender as expectativas dos clientes, a preparação foi feita antecipadamente. “A rede Coelho Diniz já se programou com antecedência, havendo hoje disponíveis em nossas lojas variadas opções de pescados, azeites e vinhos, para suprir a necessidade e exigência do nosso consumidor”, declarou Glauber.
Stéphanie Lisboa
Na rede de supermercados Coelho Diniz, outros produtos, como os pescados, também apresentam crescimento nas vendas Na rede de supermercados Coelho Diniz, outros produtos, como os pescados, também apresentam crescimento nas vendas


Chocolate
No segmento das guloseimas, o chocolate é a predileção, seja no formato de barra, ovo ou nos bombons. A família sempre dá aquele “jeitinho” de não deixar a data “passar em branco” para as crianças, com a compra de um chocolate. Marcelino Novaes, franqueado da Cacau Show em Ipatinga, está confiante que neste ano deve ter uma alta nas vendas. “A gente está projetando um crescimento em torno de 5% em relação ao ano passado”. A festividade representa a melhor data comemorativa para a loja, ganhando até do Natal.

De acordo com Marcelino, apesar da variedade em produtos, o ovo continua sendo a estrela da Páscoa. “A preferência do consumidor é ovo. Isso vem de décadas e décadas", explicou. Nas lojas do empresário, os produtos já estão expostos desde fevereiro, já tem cliente comprando, mas a expectativa é que esse movimento se aqueça ainda mais na última semana. "O cliente está vindo, mas não sei se é infelizmente ou felizmente, mas o brasileiro deixa as coisas para a última hora. Então é normal que a gente tenha um fluxo muito intenso na última semana. Aí sim o fluxo começa a intensificar”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário