18 de março, de 2023 | 15:00

Opinião: ABNT inicia certificação em ESG

Antonio Nahas Júnior *

A Agencia Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) disponibilizou no seu portal as orientações para que as empresas façam sua verificação em ESG ( Sigla que significa Governança Ambiental; Social e Corporativa ). Trata-se de um procedimento que será baseado em Norma Orientadora já publicada por aquela Agencia, intitulada PR 2030, que definiu um conjunto de parâmetros a serem seguidos pelas empresas para se adaptarem aos procedimentos integrantes da agenda ESG.

Como será a verificação - A ABNT publicou em dezembro do ano passado documento intitulado PR (Prática Recomendada 2030), intitulada ESG - Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações. Essa norma faz importante análise das origens e consequências práticas das diretrizes ESG, que se tornaram exigência do mercado, melhorando a competitividade internacional das empresas e influenciando nas taxas de juros dos empréstimos tomados para investimentos.

Esta norma determina os passos que devem ser dados pelas Organizações na sua transformação: conhecer a agenda ESG e os desafios a serem enfrentados. São eles: ter intenção estratégica; diagnosticar; planejar; medir e monitorar; relatar e comunicar. Os passos são devidamente desenhados pela norma e permitem à empresa conhecer como ela trata os temas ESG mais relevantes, quais sejam: mudanças climáticas; recursos hídricos; direitos humanos; relações e práticas de trabalho; promoção de responsabilidade social na cadeia de valor; transparência na gestão, entre outros.

Os passos permitem também que a empresa se classifique em determinadas etapas, que graduam sua avaliação para adoção de forma madura e convincente da agenda ESG. São elas:

Etapa 1 -Entender o contexto da organização

Etapa 2 - Identificar os impactos reais e potenciais

Etapa 3 - Avaliar a significância dos impactos ( Gravidade; escala; escopo e escala do impacto);

Etapa 4 - Priorizar os impactos para determinar os temas materiais ( política da organização para lidar com os impactos ). Os impactos positivos são também graduados e transformados em evidencias do compromisso sócio ambiental das empresas.

O processo de avaliação poderá ser acessado pelo link https://bit.ly/3TcVD51 da Agencia. Após o contato, a ABNT enviará aos interessados uma planilha de auto avaliação, a qual, após ser preenchida, deverá ser enviada à Agência para avaliação.

Apenas as empresas que completaram o estágio 3 e, estando no estágio 4, terem complementado pelo menos um dos três eixos ( Governança; social ou ambiental ) se candidatarão a receber a equipe auditora, que completará o processo.
Vantagens da verificação - Receber o selo da ABNT é uma importante vantagem competitiva para empresas de todos os tamanhos e ramos de atividade.

As grandes empresas brasileiras, como a Usiminas, aderiram à agenda ESG e essa adesão implica na transformação da sua cadeia de valor, para que esta também se una à contratante nos seus propósitos; na mitigação de impactos socioambientais; na segurança operacional; no desenvolvimento local; na proteção dos recursos hídricos e na destinação adequada dos seus resíduos. ESG implica nesta grande transformação e é um caminho sem volta, ao qual as grandes corporações internacionais já aderiram.

* Economista. Participou em diversas administrações municipais em Ipatinga e Belo Horizonte. Atualmente é empresário e gerente da NMC Projetos e Consultoria

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário