17 de março, de 2023 | 16:15

Duas ocorrências de apologia do nazismo são registradas em escolas de Ipatinga

Em um dos casos, um estudante de 16 anos de uma escola privada foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil

Reprodução
Rabiscos em alemão em caderno de estudante em Ipatinga: ''Alemanha acorde, lealdade é minha honra. Caridade? Não''Rabiscos em alemão em caderno de estudante em Ipatinga: ''Alemanha acorde, lealdade é minha honra. Caridade? Não''

A Central de Operações da Polícia Militar (Copom) de Ipatinga foi acionada para atender dois casos de apologia ao nazismo, ambos ocorridos em escolas da cidade. Um dos registros resultou na condução de um adolescente de 16 anos para a delegacia e o outro, apenas a confecção da ocorrência policial, mas com a identificação dos envolvidos.

Uma equipe da PM foi acionada para comparecer em uma escola privada, no Centro de Ipatinga, onde um aluno postou um vídeo e mensagem em um grupo de WhatsApp da turma dele, com conteúdo e teor nazista, discriminatório e preconceituoso. Além disso, o estudante havia esquecido um livro didático e nele havia uma suástica nazista e mensagem em alemão sobre a segunda guerra mundial.

Algumas mães de outros alunos viram a mensagem no grupo de WhatsApp e ficaram preocupadas com as postagens. A preocupação surgiu porque em casos de crimes contra a vida praticados em escolas, os envolvidos tinham ligações com grupos de ideologia neonazista.

Com a situação estabelecida, a direção da escola solicitou a presença da mãe do aluno para informá-la do ocorrido. O estudante, na presença da mãe, confirmou ter feito o desenho no livro. Ele ainda disse que depois de um telefonema, acreditando que já seria expulso da escola, enviou no grupo de WhatsApp o vídeo com teor nazista e com a seguinte mensagem: “Maldito sejam os judeus”.

O jovem revelou que participa de alguns grupos no Telegram com conteúdo nazistas, com o objetivo apenas de acesso às informações, mas que não interage com ninguém nos tais grupos. A situação foi acompanhada pela Polícia Militar e o celular do jovem foi apreendido e encaminhado com o livro para a delegacia de Polícia Civil com o adolescente apreendido.

Pichação
O outro caso, também registrado na tarde de quinta-feira (16), foi em uma escola pública no bairro Cidade Nobre. Dois alunos, um com 15 e o outro com 14 anos de idade, picharam a parede da sala de aula com três suásticas nazistas.

O diretor da escola informou à Polícia Militar que os símbolos foram descobertos na quarta-feira, mas somente no outro dia que resolveu comunicar às autoridades sobre o ocorrido depois que comunicou a situação aos pais dos alunos envolvidos.

No entanto, a mãe de um dos alunos teria ameaçado o diretor ao ser informada sobre a atitude do filho. Uma professora viu os alunos desenharem os símbolos e ao questioná-los sobre o significado deles, os alunos disseram que sabiam que se referiam ao nazismo. Além disso, a professora relatou que outros alunos também estão envolvidos e que esse grupo constantemente usa os termos nazistas, inclusive com gestos. O caso foi registrado pela PM e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil.

O nazismo é uma ideologia que prega a pureza racial, intolerância, ódio, racismo e extermínio. Entre as vítimas dos nazistas estão judeus, negros, gays, pessoas com deficiência física ou mental, ciganos, comunistas e testemunhas de Jeová. Estima-se que apenas entre 1941 e 1945, 6 milhões de judeus foram executados nos campos de extermínio nazistas, durante a segunda Guerra Mundial.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gto

20 de março, 2023 | 15:34

“Nazista brasileiro ...?????? Faz graça não povo mais misturado que o brasileiro......vai alegar pureza da raça brasileira? Milk shack de raça não é puro não”

Gildázio Garcia Vitor

18 de março, 2023 | 19:27

“Que as Esquerdas, enquanto estiveram no poder, de 2003 a 2016, roubaram e deixaram roubar não dá para contestar. Mas as Direitas, que ficaram os outros 120 anos na Presidência da República, sempre roubaram, inclusive na Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Exemplos antigos e atuais não nos deixam mentir: construção de Brasília no governo JK, Ponte Rio-Niterói e Transamazônica, Projeto Sivam, Ferrovia Norte-Sul, Transposição do São Francisco, Estádios para a Copa-2014, Compras de vacinas e pastores do MEC, incluindo o Ministro, e a cereja do bolo: joias da Arábia.
Portanto, colocar a culpa só nas Esquerdas é fazer vista grossa para os erros e desmandos das Direitas.
Com uma diferença, as Direitas, em geral, roubam mas não fazem para os menos favorecidos. Já as Esquerdas, roubaram mas fizeram, por isso, e só por isso, voltaram ao poder.”

Roberto Alves da Silveira

18 de março, 2023 | 17:01

“Lu magalhaes nao se esqueça que muito mais que hitler,que praticamente matou 6 milhoes de judeus, a história nos mostra que o socialismo pelo mundo a fora matou 10x mais ,aqui no Brasil temos exemplos claros do que o socialismo fez,nao chegou a matar muitos ,mas roubou muito mais do que todos os mortos da segunda guerra, e infelizmente mais uma vez voltaram ,espero que dessa vez seja diferente.”

Lu Magalhães.

18 de março, 2023 | 12:09

“Eu sinceramente tenho muito medo de tudo isso, porque depois quê uma mente DIABÓLICA, usando um lema "DEUS pátria família" conseguiu colocar na mente de muitas pessoas analfabetas politicamente e religiosamente, quê o caminho certo é o caminho errado. So me resta torcer pra quê esses métodos, essa cultura nazista não próspere ,porque aqueles que pregam quê têm medo do Brasil se tornar uma Venezuela são os mesmos que quê não hesitariam em transformar o país em uma Alemanha nazista literalmente..”

Tiago

18 de março, 2023 | 01:19

“Se a polícia não tiver prendido essas porqueiras isso vai dar merda e depois não podem falar nada”

Jones

18 de março, 2023 | 01:15

“O NAZISMO SE ABRIU À RALÉ,
com a firme promessa de destruição, para além da mera retórica.

O termo fanatiker (fanático), em alemão, tem um significado fortemente negativo, com conotação de ameaça ou repulsa, como algo a meio caminho entre o crime e a doença, como explica o escritor Victor Klemperer.

E, perpassando tudo, vem esse bovino e histérico rugido Heil... fêmeas histéricas, adolescentes em transe, um povo inteiro no estado espiritual de fanáticos estúpidos.

Marcos Guterman
A MORAL NAZISTA
Uma análise do processo que transformou crime em virtude na Alemanha de Hitler
Tese de Doutorado em História
USP 2013”

Anderson

17 de março, 2023 | 22:10

“Nazistas brasileiros! Independente da cor da pele que eles acham que tem mas...não sei se dou gargalhadas ou choro.”

Curto e Franco

17 de março, 2023 | 21:58

“Na minha opiniao , so das leis aqui no brasil valer so pra pobre e pior que nazismo .”

Deixa Esse Muleque Achar Que Está Podendo

17 de março, 2023 | 18:37

“Sou pai de autista e se um verme desse fazer qualquer coisa com uma filha minha eles podem aguardar que sobe um por um”

Arthur

17 de março, 2023 | 17:12

“"As crianças são o futuro do Brasil" // As crianças:”

Envie seu Comentário