Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de março, de 2023 | 07:20

Outono deverá ser mais quente e seco neste ano, aponta previsão

Arquivo DA
Uma das características principais do outono é a queda das folhas das árvores Uma das características principais do outono é a queda das folhas das árvores

Na próxima segunda-feira (20), às 18h25, chega ao fim o verão e inicia-se o outono, que é marcado, principalmente, pela queda das folhas das árvores, dentre outras características. A previsão é que a nova estação seja mais quente e seco neste ano, conforme o meteorologista Ruibran dos Reis, em entrevista ao Diário do Aço.

Segundo o meteorologista, o fenômeno “La Niña”, que atuou nos últimos três anos, provocou chuvas em Minas Gerais nos últimos três períodos chuvosos, causando inundações, não só no Vale do Ao, mas também nas regiões Leste, Zona da Mata e Central do estado. “O fenômeno está enfraquecendo. Estamos entrando em uma situação neutra. Devido ao enfraquecimento do fenômeno ‘La Niña’, as massas de ar polar não devem chegar aqui com facilidade em Minas Gerais”, explicou.

Ruibran dos Reis afirmou que a previsão aponta para um outono com temperaturas entre dois e três graus acima da média. A amplitude térmica (diferença entre as temperaturas noturnas e diurnas) poderá ser um incômodo para muitas pessoas. “Um outono mais quente e mais seco, porque não há previsão de chuva significativa. No mês de abril podemos ter chuvas isoladas no Vale do Aço, mas nos meses de maio e junho sem previsão de chuva para a região. Devemos ter temperaturas baixas durante a noite e madrugada, típica da época do ano, mas calor durante o dia”, disse.

Inmet
Em nota enviada ao Diário do Aço nesta sexta-feira (17), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o início do outono corresponde à transição entre o período chuvoso e seco em Minas Gerais, com redução gradativa da chuva no decorrer do mês de abril. “Em maio, normalmente, se estabelece a estação seca no estado, as chuvas se tornam escassas e, normalmente, associadas à passagem de frentes frias pela região Sudeste”, ressaltou.

Temperaturas
Em relação às temperaturas, o Inmet pontuou que se observa declínio, tanto das máximas quanto das mínimas, ao longo da estação. “A partir de maio, as primeiras massas de ar frio passam a atingir a região Sudeste com intensidade suficiente para provocar episódios frios. Episódio frio corresponde ao declínio acentuado das temperaturas de um dia para outro, permanecendo temperaturas amenas por dias consecutivos”, detalhou.

Prognóstico
O Inmet também destacou que o prognóstico estocástico elaborado para o trimestre (abril, maio e junho) é de chuvas variando de normal a abaixo da média histórica. “Lembrando que a partir de maio é normal não chover no estado. As temperaturas tendem a variar de normal a acima da média climatológica”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

18 de março, 2023 | 21:08

“Que belíssima lembrança, Sr. Coroinha! Parabéns!
A minha filha mais velha, hoje com 27 anos e um Diploma de Direito da UFJF-GV, amava Sandy & Júnior.”

Coroinha

18 de março, 2023 | 13:44

“No outono é sempre igual
As folhas caem no quintal
Só não cai o meu amor
Pois não tem jeito, é imortal
No outono é sempre igual
As folhas caem no quintal
Só não cai o meu amor
Pois não tem jeito, não
É imortal”

Envie seu Comentário