Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de março, de 2023 | 07:25

Aposentado em Coronel Fabriciano está há 20 anos criando pombos-correios

Neudenir vê a prática com uma paixão e uma forma de ocupar a mente

Silvia Miranda
Aves têm instinto de regresso e são identificadas com anilhasAves têm instinto de regresso e são identificadas com anilhas

(Silvia Miranda - Repórter do Diário do Aço)

''Pombo-correio, voa depressa''... Impossível não lembrar e cantarolar a música de Moraes Moreira ao conhecer o senhor Neudenir Ribeiro dos Reis, 68 anos, e sua criação de 150 pombos-correios em sua residência, no bairro Júlia Kubitschek (JK) em Coronel Fabriciano. Aposentado, ele vê a prática com uma paixão e uma forma de ocupar a mente.

Embora seja estranho para muitos, a columbofilia é a modalidade desportiva centenária relacionada com a corrida entre pombos-correios, sendo totalmente regulamentada no Brasil e no mundo. Neudenir dos Reis conta que no Brasil já foi considerada utilidade pública na década de 1940 e foi muito utilizada em guerras mundiais, para auxiliar no envio de mensagens às tropas.

Diferente do pombo de rua, o pombo-correio não vive solto e não se alimenta na rua, é abrigado em pombais, construções próprias para abrigar as aves. Além disso, recebe vacinação e tem tratamento especial para prevenir doenças e fungos. “As pessoas que não conhecem acham que é igual pombo de rua e não é, o pombo-correio fica preso, é tratado, vermifugado, vacinado, toma antibiótico mensalmente, são todos cadastrados, tudo de “Pedigree” e outra coisa, em 20 anos meus pombos nunca pousaram na casa do vizinho”, esclarece Neudenir.

Maior e com o corpo mais forte e musculoso do que um pombo de rua, essas aves têm como diferencial também a alimentação. Diariamente comem uma mistura nutritiva de milho, amendoim, semente de soja e de girassol e grão de bico. O aposentado chegou a ter 300 aves, mas para reduzir um pouco os gastos, o número foi reduzido para 150. Conforme Neudenir, existem no Vale do Aço cerca de dez criadores de pombos-correios.
Silvia Miranda
Neudenir já teve 300 pombos, mas reduziu a criação para 150Neudenir já teve 300 pombos, mas reduziu a criação para 150

Treinamentos
A identificação dos pombos-correios é obrigatória, ainda filhotes recebem uma anilha oficial em uma das patas, que deve ser colocada até o oitavo mês de nascimento. As anilhas são importadas da Bélgica e contêm o número de identificação e o respectivo ano. Cada anilha corresponde a um cartão de propriedade onde consta a identificação do pombo e seu proprietário.

Com instinto do regresso, pois sempre volta a seu lugar de origem, e velocidade de voo, os pombos são capazes de percorrer longas distâncias rapidamente e com isso participam de competições e premiações no mundo inteiro.

Mas antes de participar de competições, começam a fazer treinamentos com distância pequenas, até estarem prontos para competições regionais ou nacionais. “Eu começo a soltar meus filhotes agora, solto a cinco quilômetros de distância e eles voltam para casa. Até 100 quilômetros é treino, já soltei pombos meus em Alvinópolis, João Monlevade, Governador Valadares e Teófilo Otoni”, conta Neudenir.

Competições
Entre as competições, os pombos-correios do aposentado disputam provas regionais, estaduais e nacionais. Em uma delas na região do distrito de Nova Almeida, em Serra, no Espírito Santo. “Em um percurso de 680 quilômetros e no meio de 1.500 pombos essa pomba minha ficou em 16º lugar e aí me fizeram uma proposta e eu vendi ela por R$ 1.200”, relembra.

Além dos pombos, Neudenir possui outras criações como coelho, cachorro, cavalo e porquinho da índia. Apesar dos custos para manter a columbofilia, ele acredita ser uma forma mais saudável e terapêutica de levar a vida. “É uma maneira de ocupar o meu dia, parei de beber, parei de fumar, é uma terapia, melhor que passar o dia no buteco”, brincou.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Maurício

10 de outubro, 2023 | 16:31

“Gostaria do endereço para que eu possa adquirir alguns pombos”

Marcos Vinicius Maia Alves

20 de março, 2023 | 22:07

“pombomarcos vinicius maia alves triste
jose geraldo alves telefone 3198649.4667”

Tinho Mortadela

19 de março, 2023 | 21:53

“Quem gosta de praça é pombo”

Jc

19 de março, 2023 | 17:01

“Sou columbofilo( criador de pombos para fins esportivo ) há 25 anos vejo o tanto que esse desporto ganho campo em solo nacional..quando criança era columbicultor crianva pombos ornamental por hobye sou de BH polo nacional da columbofilia nacional...fico feliz com essa evolução da columbofilia " a arte de criar pombos correios para fins desportivo...em país europeu existem leis econômica que auxilia na sua engrenagem referente a exportação de aves e medicamentos suplementos mundo afora...e uma distração que tira o indivíduo do mundo das ilegalidades" drogas, jogos e álcool etc...”

Salchicha

19 de março, 2023 | 16:54

“Parabéns Neudeir bacana dê mais....”

José Cordeiro Neves

19 de março, 2023 | 11:45

“Meus aplausos!”

Luana

19 de março, 2023 | 09:50

“Espero que as vacinas estejam em dia,por causa da criptococos.”

Juninho Guilherme

19 de março, 2023 | 09:33

“Orgulho de conhece lo e ser amigo desse cara do bem e excelente pessoa!
Grande Neudeir uma referência pra todos nós !
Abraços meu amigo”

Envie seu Comentário