Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de março, de 2023 | 10:16

Montadoras GM, Hyundai e Stellantis param fábricas a partir de hoje por queda nas vendas e dão férias coletivas

[imagemd93654 ]
Com demanda fraca, montadoras com unidades no Brasil anunciam a suspensão de suas linhas de produção. O motivo é que entre os anos de 2019 e 2022 a queda nas vendas foi de 24,5%. As medidas foram anunciadas pela General Motors (GM), Hyundai e Stellantis (dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën). Essas montadoras enfrentam, além da escassez de componentes, a queda nas vendas durante os meses anteriores, devido à desaceleração da atividade econômica no país e no mundo.

No caso da Hyundai, a montadora anuncia que concede férias coletivas de três meses para os trabalhadores da unidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. A fábrica produz os modelos HB20 e Creta.

Na quarta-feira (22/3), a Stellantis anuncia que vai dispensar, por 20 dias, os funcionários do segundo turno de trabalho na fábrica da Jeep em Goiana (PE). Depois, trabalhadores do primeiro e terceiro turnos serão liberados para férias por 10 dias, interrompendo a produção do Renegade, Compass, Commander e da caminhonete Fiat Toro.

De 27 de março a 13 de abril, a General Motors suspenderá a produção da picape S10 e do SUV Trailblazer na fábrica de São José dos Campos (SP).

Contexto econômico

No Brasil, pontualmente, a elevação dos juros nos últimos três anos, como forma de conter a inflação levou ao freio da economia. Com juros altos, as pessoas deixam de comprar carros novos e preferem aplicar o dinheiro em fundos de renda fixa. Além disso, pegar dinheiro emprestado para financiar veículos ficou mais caro.

“Esse é o lado nefasto da economia de mercado. Se a economia fica livre, o consumo se mantém normal, o mercado se aproveita e aumenta os preços, gerando inflação e desvalorização do dinheiro. Se o governo intervém com juros altos, as pessoas param de comprar, a inflação recua, mas a indústria para”, explica o economista João Carlos Barros.

O economista acrescenta que a disparada dos preços e as medidas para frear a inflação é um contexto global e o Brasil está inserido nele. “Sem contar que nos últimos anos a indústria automotiva mudou suas plataformas de produção. Várias montadoras encerraram a produção de carros mais populares e passaram a investir em SUVs, que têm maior valor agregado. Elas produzem menos, com as mesmas margens de lucro. Ocorre que uma parcela considerável da população não tem dinheiro para comprar um SUV. Agora, com o anuncio da paralisação de suas linhas de produção, em curto prazo, vão faltar carros novos no mercado e os usados voltam a ter preço melhor”, avalia.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pronto Falei

20 de março, 2023 | 22:26

“Os juros aumentaram no gestao passada e não baixaram mais. Esse papo de faz o L não cola.
O capitão incompetente não sabia fazer nada e quem nada sabe termina nisso.
Do resto: conversa pra BOI dormir....volta pra escola gado, sai do zap e telegram”

Ronaldo

20 de março, 2023 | 21:25

“Eu penso que é mais uma jogada das montadoras para tirar proveito da situação atual do país, vamos força uma situação embaraçosa para que o governo federal nos dê mais vantagens, vc acha que montadoras estão pensado nos colaboradores, não com certeza, mais sim, em aumentar os lucros, que não é pouco...”

Bravo

20 de março, 2023 | 18:43

“A empresa fecha com 3 meses de novo governo faz o L
A mulher chifra o homem faz o L
Se a empresa fechou e por que ja estava prestes a fechar antes, empresa grande nenhuma fecha com 3 meses de mal venda.
Ta na hora desse povo começar a fazer cada um a sua parte e esquecer de colocar a culpa no ABCDEF.....L .....X
Ao inves de ficar torcendo pra da errado pra depois vi com esse bla bla bla de faz o L
SE O PROPRIO BRASILEIRO TORCE PRA DA ERRADO”

Vitor

20 de março, 2023 | 12:00

“Faz o L que vai melhorar,desde que o novo governo assumiu,
além de aumento de impostos nós vemos noticias como essa frequentemente,
a tendencia é aumento de desemprego ,afinal governo que pensa no trabalhador mas só age contra ele aumentando impostos, vai ter credibilidade de quem?todo mundo com medo da volta da corrupção,mas eles só pensam neles mesmos.”

Envie seu Comentário