Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de março, de 2023 | 10:40

UPA Geraldo dos Reis Ribeiro recebe certificado de qualidade ONA

UPA de Timóteo é primeira de Minas Gerais a receber a certificação ONA nivel 1

UPA Geraldo dos Reis Ribeiro administrada pela OSS Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus (HMTJ), em Timóteo, foi a primeira Unidade de Pronto Atedimento certificada pelo Selo de Qualidade Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação tem o objetivo de aprimorar os processos de atendimento, aumentar a qualidade dos serviços prestados e promover a segurança do paciente. Isso significa que o equipamento atende aos padrões de qualidade e segurança, além de cumprir os modelos pré-estabelecidos de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. A informação foi divulgada pelo governo municipal na manhã desta segunda-feira.

Em 27 de janeiro de 2020 A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Geraldo dos Reis Ribeiro foi inaugurada e aberta para o público contando com uma capacidade operacional de 3 leitos de urgência, 3 leitos de observação adulto feminino, 3 leitos de observação adulto masculino e 3 leitos de pediatria, 2 leitos de isolamento além de 1 sala para classificação de risco, 1 sala para atendimento da assistente social e 4 consultórios.

A Gestão Compartilhada entre o Município de Timóteo e a OSS HMTJ iniciada em janeiro de 2020, em um modelo de gerenciamento no qual existem indicadores para garantir a qualidade assistencial ao usuário da saúde, que são acompanhados e fiscalizados pelo Município, Conselho Municipal de Saúde, permitindo fornecer um serviço em saúde de qualidade e mais digna para a população timoteense.

Durante o período de 2020 á 2022 a Unidade atendeu um quantitativo de 145.262 pessoas, desse quantitativo, 100% dos pacientes foram acolhidos por meio da classificação de risco, e durante todo o período a Unidade atuou com escala médica completa em todos os meses de gestão com presença de profissional pediatra e clinico.

Importante destacar que, ainda sob gestão da OSS HMTJ, a UPA atuou como referência no atendimento a pacientes vítima da COVID-19. De 2020 a 2023, em 98% dos pacientes internados na UPA, foi possível realizar o tratamento, não sendo necessário transferi-lo para outra Unidade Hospitalar. A Unidade apresenta uma taxa de transferência de pacientes de somente 2%.

Como resultado do trabalho desempenhado na Unidade, a UPA exibe uma taxa de Satisfação dos usuários de 98%, considerado os 3 anos de funcionamento, resultado de um trabalho de comprometimento com a qualidade e humanização aos municípes de Timoteo.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Miguel Alves

20 de março, 2023 | 11:22

“Depois que mudou para perto do alfa melhorou muito, parabens”

Envie seu Comentário