EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

20 de março, de 2023 | 17:30

Documentário inédito no Dia Nacional do Candomblé

A partir deste ano, em 21 de março será celebrado o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, data que, também, vai comemorar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Nesta terça-feira (21), o Canal Brasil exibe, às 19h30, o documentário inédito “Fé e Fúria”, dirigido por Marcos Pimentel.

O filme retrata situações recorrentes de intolerância às religiões de matrizes africanas nas favelas e subúrbios de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro. O documentário mostra a força adquirida pelas igrejas evangélicas e, devido à direta relação de grande parte dos “comandantes do morro” com a instituição religiosa, revela como os conflitos se tornaram recorrentes especificamente nessas regiões.

O longa procura mostrar que a relação dos traficantes com a religião cria uma supremacia de poder religioso, também, afetando não só o comportamento dos habitantes da comunidade, como acentuando as práticas conservadoras características da religião. Além, é claro, de ser um impeditivo para que festas, cultos e rituais das religiões de matriz africana aconteçam de forma livre e pacífica.

Sinopse
O crescimento das igrejas evangélicas, assim como suas relações com os traficantes que comandam comunidades pobres no Brasil, provoca um desequilíbrio de forças, resultando em intolerância religiosa. Fé e poder caminham juntos nas periferias. O filme tem duração de 103 minutos e classificação 14 anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário