Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de março, de 2023 | 14:21

Fabriciano receberá equipe do Hemominas para coleta externa de sangue no dia 1º de abril

Divulgação
A coleta será realizada no novo Centro Especialidades Médicas (CEM), das 9h às 16h, situado na avenida Maanaim A coleta será realizada no novo Centro Especialidades Médicas (CEM), das 9h às 16h, situado na avenida Maanaim

No próximo dia 1º de abril, um sábado, Coronel Fabriciano receberá a equipe da Fundação Hemominas para coleta externa de sangue. Com o slogan “Ser voluntário está no sangue”, a campanha visa estimular a doação, incentivar mais pessoas a ser voluntário e reforçar os estoques de sangue do Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM) e do hemocentro, informou a administração fabricianense.

A coleta será realizada no novo Centro Especialidades Médicas (CEM), das 9h às 16h, situado na avenida Maanaim, no bairro Sylvio Pereira II, (ao lado da UPA 24 Horas) e mediante a agendamento.

O cadastro de voluntários à doação é realizado via formulário eletrônico, quando é informado o melhor horário para a doação de sangue. O objetivo do agendamento é realizar triagem prévia de potenciais doadores e otimizar a coleta. Serão feitas dez coletas a cada 30 minutos.

A expectativa da equipe do Serviço Social do HJMM e do Hemominas é captar até 100 bolsas de sangue. Apenas o Hospital Dr. José Maria Morais consome, em média, 900 bolsas de sangue por ano em procedimentos diversos, insumo que é fundamental para salvar vidas.

“Estamos num momento de baixa nos estoques de sangue do Hemominas. A coleta externa é uma oportunidade para pessoas que têm o desejo de ser voluntário à doação em colaborar aqui, em nossa cidade, e ajudar a manter os estoques de sangue abastecidos e salvar vidas. O procedimento é simples, seguro, o volume coletado é resposto pelo corpo em poucas horas; mas o sangue doado pode fazer toda a diferença na vida de quem precisa”, resumiu Simone Alves de Souza, assistente social do HJMM.

Quem pode doar?
São necessários alguns pré-requisitos para doar sangue: Ter entre 16 a 69 anos de idade, e quem vai doar pela primeira vez precisa ter menos de 60 anos; Pesar mais de 51 Kg; Estar saudável sem sintomas de gripes, resfriados ou com tosse nos últimos 30 dias; Não ter tido contato com paciente com covid-19 nos últimos 14 dias; No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessário ter autorização dos pais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário