21 de março, de 2023 | 16:08

Quatro salas de hidratação oral são abertas em Ipatinga para casos suspeitos de dengue

Divulgação
Outras doenças que geram desidratação também são combatidas com atendimento especial oferecido pelas UBSs em regiões estratégicas da cidadeOutras doenças que geram desidratação também são combatidas com atendimento especial oferecido pelas UBSs em regiões estratégicas da cidade

Em tempos de aumento da incidência de casos de dengue, beber muito líquido é uma das principais recomendações para evitar a piora do quadro clínico. Nesse sentido, a administração de Ipatinga implantou, em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), salas de hidratação oral para casos suspeitos da doença. A informação foi divulgada pelo governo.

As unidades de referência para hidratação da dengue são Cidade Nobre, Bom Jardim I, Caravelas e Vila Militar. De acordo com a Secretaria de Saúde, a hidratação oral é importante para qualquer pessoa: não apenas para quem já recebeu o diagnóstico da dengue, mas para os que estão com suspeita de contaminação pelo mosquito transmissor.

Redução de internações
O secretário de Saúde de Ipatinga, Cleber de Faria, explica que a sala de hidratação oral é uma unidade que oferece tratamento e cuidados não somente para pacientes com dengue, mas também outras doenças que causam desidratação. O tratamento consiste na administração de líquidos por via oral, para ajudar a reidratar o paciente e manter o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo.

“Essa é mais uma iniciativa importante para o combate à dengue, pois a doença pode causar sintomas graves de desidratação, especialmente em estágios mais avançados. Ao oferecer uma alternativa rápida e eficaz de hidratação, a sala de hidratação oral pode ajudar a reduzir o número de internações e complicações decorrentes da doença”, explica.

“Normalmente, essas salas são administradas pela prefeitura ou por outras instituições de saúde pública, em parceria com organizações da sociedade civil. Se você precisar de mais informações sobre a sala de hidratação oral em sua região, recomendo entrar em contato com a Secretaria de Saúde ou a prefeitura de sua cidade”, orienta.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário