22 de março, de 2023 | 11:13

Macacos será em abril a capital nacional do Teatro de Bonecos

Distrito que fica a 25 quilômetros de Belo Horizonte recebe de 5 a 9 de abril a 1ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos

Divulgação
Idealizado por Catin Nardi e seu Teatro Navegante de marionetes, a mostra tem o objetivo principal de democratizar o acesso à arteIdealizado por Catin Nardi e seu Teatro Navegante de marionetes, a mostra tem o objetivo principal de democratizar o acesso à arte

Um paraíso pertinho de Belo Horizonte, a pouco mais de 20 quilômetros da capital mineira. Natureza, aventura, sossego e plenitude. O local bucólico e verde, próximo da metrópole, de fácil acesso e bonito por natureza, dará lugar a invasão de fantoches de todo o planeta, oportunamente durante a semana santa.

Pela primeira vez o distrito de Macacos, oficialmente chamado de São Sebastião das Águas Claras e que pertence ao município de Nova Lima, irá receber a Mostra Internacional de Teatro de Bonecos. Idealizado por Catin Nardi e seu Teatro Navegante de marionetes, a mostra tem o objetivo principal de democratizar o acesso a esta específica arte, levando a interpretação teatral de marionetes para fora dos eixos, além de oferecer o que há de melhor desta secular arte, contando com a participação de artistas renomados do Brasil e do exterior.

Totalmente gratuita, a 1º Mostra Internacional de Teatro de Bonecos de Macacos irá contar com uma programação diversa, recheada de atrações, e além dos espetáculos, o público também poderá contar com palestras e workshops que abordarão a temática: "As linguagens teatrais durante e após a pandemia".
Divulgação
Totalmente gratuita, a 1º Mostra Internacional de Teatro de Bonecos de Macacos irá contar com uma programação diversaTotalmente gratuita, a 1º Mostra Internacional de Teatro de Bonecos de Macacos irá contar com uma programação diversa

Idealizada por Catin Nardi, a mostra chega a localidade porque é nela em que atualmente se encontra o ateliê de seu mentor. Catin é argentino e radicado no Brasil desde 1990. Participa desde o ano de 1994 com os espetáculos do Teatro Navegante de Marionetes dos principais circuitos de festivais do Brasil e do exterior, como em seu país natal e na Europa.

Além de outros trabalhos, o artista já colaborou com produções da TV Globo, como a minissérie Hoje é dia de Maria (2005), obra de Luiz Fernando Carvalho, aclamada pelo público e pela crítica, e que tinha seus bonecos contracenando com a pequena Maria, personagem da atriz Carolina Oliveira.

“A mostra desse ano ganha outra cidade. O festival já é realizado há muitos anos. A 11ª edição da Mostra Internacional de Mariana ocorre logo depois de Macacos. Eu moro em Macacos e isso me motivou muito. A expectativa é muito grande. Os espetáculos serão no Centro, em meu ateliê, no bairro Capela, na Escola Municipal de Macacos, no Jardim Canadá... A programação vai ser bem diversificada, e tenho certeza que será primeira de muitas edições”, afirma Catin Nardi.
Divulgação
A incrível interpretação teatral de marionetes será destaque da mostra A incrível interpretação teatral de marionetes será destaque da mostra

A 1ª Mostra Internacional de Teatro de Bonecos de Macacos conta com a presença de artistas de outros países, e até de uma tradição circense, o circo de pulgas:

“De Santa Catarina vem o pessoal da Cia Mútua, com o espetáculo que é um circo de pulgas. É um espetáculo tradicional, mas está imbuído das tecnologias mais novas, tem uma coisa muito interessante pra se ver. Acho que vai ser bem divertido, emocionante. Acho que a população vai gostar e a gente vai encher o lugar de turistas e amigos para comparecer e se divertir junto com a gente”, decreta Catin.

O evento é uma ótima pedida para os amantes das artes cênicas, ou não, já que os bonecos encantam qualquer ser humano, de qualquer idade, inclusive. O encontro é uma oportunidade para conhecer os maiores marionetistas do Brasil e do mundo, por isso, estudantes e profissionais da área poderão enriquecer suas pesquisas com a parte teórica do encontro. Uma oportunidade especial. Vale a pena conferir. (Com informações de Neto Medeiros, jornalista e ilustrador)


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário