22 de março, de 2023 | 11:55

Fundação São Francisco Xavier afirma que mantém negociação com médicos

Alex Ferreira/Arquivo DA
Mantenedora do Hospital Márcio Cunha anuncia ações para reagendar consultas e procedimentos eletivos que vierem a ser prejudicados com paralisação dos médicos sexta-feira Mantenedora do Hospital Márcio Cunha anuncia ações para reagendar consultas e procedimentos eletivos que vierem a ser prejudicados com paralisação dos médicos sexta-feira

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) respondeu nesta quarta-feira (22), por meio de nota, o anúncio dos médicos do Hospital Márcio Cunha, de uma paralisação de advertência na próxima sexta-feira (24/3), quando pretendem parar todos os serviços eletivos prestados.

Em nota, a FSFX informa que tem mantido diálogo permanente e negociações em torno das reivindicações apresentadas pelo Corpo Clínico do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, “buscando sempre uma solução que seja a melhor para as partes envolvidas, em especial, para os pacientes assistidos pela Unidade”.

Ainda conforme a nota, apesar de alguns avanços nas negociações, o Corpo Clínico decidiu suspender suas atividades eletivas durante a próxima sexta-feira, 24 de março. “A FSFX está trabalhando no sentido de reduzir os impactos para os clientes, diante da decisão do corpo clínico”.

“Todo o esforço da Fundação São Francisco Xavier, neste momento, está voltado para que as pessoas tenham o devido apoio no reagendamento de consultas, exames e cirurgias eletivas, que eventualmente sejam afetadas neste dia. A Fundação São Francisco Xavier reforça que reconhece a legitimidade de movimentos de categorias profissionais por seus interesses, mas se empenha permanentemente para manter o alto nível que sempre caracterizou os serviços prestados pela instituição e, em especial, pelo Hospital Márcio Cunha”, conclui a nota.

O que querem os médicos

Em um comunicado publicado pelos médicos nesta terça-feira, os profissionais informaram que a decisão da paralisação foi tomada em assembleia geral. A Justificativa é que nos últimos anos, o Hospital Márcio Cunha, que tem como mantenedora a Fundação São Francisco Xavier, “tem praticado uma política de remuneração médica sem
recomposição nem sequer das perdas inflacionárias. A remuneração médica no HMC é menor que nos outros hospitais de região e ainda mais discrepante se comparada a outros hospitais do Estado com o porte e a importância do HMC. Existem casos que os médicos trabalham sem remuneração alguma, como nos plantões de sobreaviso, por exemplo”.

Conforme os profissionais, “essa política associada à elevada carga de trabalho, à complexidade e gravidade dos pacientes atendidos pelo HMC tem provocado uma fuga dos profissionais médicos daquele Hospital que, muito pouco atrativo, não consegue contratar novos médicos para renovação das equipes de especialistas, gerando grande impacto na qualidade da assistência médica prestada. O Corpo Clínico, há mais de um ano e meio, tenta um acordo com a direção do HMC no sentido de pelo menos minimizar estes problemas, mas apesar de várias promessas, até o momento não nos foi apresentada uma proposta que seja minimamente razoável, não restando outra alternativa que não a paralisação de advertência aos gestores, por 24h”, conclui o comunicado.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Roberto

22 de março, 2023 | 20:34

“Se for para dar aumento igualitário para todos os funcionários, desde auxiliar de limpeza, motoristas aos médicos, pq só para uma classe não adianta a paralisação, pq só pensam nos umbigos deles? Todos sabem que todos tem os seus valores, imagina o que acontece se não tem as técnicas de enfermagem??? As da limpeza, imagina como ficaria o hospital? Etc etc, todos tem os seus valores, só reflitam”

Alguém

22 de março, 2023 | 18:44

“Qualquer pessoa que trabalhe, seja ela formada ou não,ela tem o direito de receber pelo serviço prestado.
Mais na minha opinião se olver essa paralisação dos médicos eles vão colocar em primeiro lugar o dinheiro,não a vida humana,na qual eles apresentaram na faculdade.”

Gildázio Garcia Vitor

22 de março, 2023 | 14:20

“Sr. Eu, tocaste no ponto mais importante: "A responsabilidade é muito grande ... ". Parabéns! Afinal, é o bem maior de todos nós, que só podemos perder uma única vez, a VIDA.
Quando o Grande Poeta disse: "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena", ele estava errado, pois nem tudo vale a pena, não importando se a alma e a grana são imensuráveis.”

Eu

22 de março, 2023 | 12:11

“Que os técnicos e enfermeiros tenham vergonha na cara e peguem como exemplo os médicos, se eles q comparando com essa classe ganham muito melhor estão insatisfeito, vcs vão querer continuar sendo escravos? Acorda gente que status ou q soberba é essa que leva essas classe a se sujeitar a isso. A responsabilidade é muito grande perto do que se ganha, será q vale a pena”

Envie seu Comentário