22 de março, de 2023 | 14:12

Centro Dia completa um ano de atividades em Timóteo

Divulgação
O atendimento ofertado no local visa o desenvolvimento da autonomia e novas habilidades das pessoas com deficiência intelectual e múltiplaO atendimento ofertado no local visa o desenvolvimento da autonomia e novas habilidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla

O Centro Dia da Apae de Timóteo está completando um ano de atividades em 2023. O equipamento foi inaugurado em março de 2022, resultado da parceria da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para beneficiar pessoas com deficiência intelectual e múltipla na faixa etária dos 18 aos 59 anos.

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosanna Borges, atualmente o Centro Dia atende 70 pessoas com deficiência intelectual e múltipla por meio de variados tipos de oficinas. “No Centro Dia as pessoas são acolhidas, protegidas e convivem de forma a aumentar a sua autonomia e novas habilidades. É uma experiência inédita na nossa região e que tem dado bons resultados, principalmente para as famílias que não tem condições de prover estes cuidados”, explica.

Segundo a presidente da Apae de Timóteo, Vânia Lamas, o espaço foi criado para evitar o isolamento social das pessoas com deficiência e seu cuidador. “Além de fortalecer o papel protetivo da família, o Centro Dia atende especificidades e necessidades com um serviço altamente qualificado, sem nenhum ônus para as famílias assistidas, fala Vânia.

São vários espaços de trabalho como, por exemplo, a sala de Tecnologia Assistiva, onde o aluno amplia a comunicação e a mobilidade para ter maior independência. Já no espaço de Participação Comunitária as atividades são voltadas para desenvolver a sociabilidade e a autodeterminação. No espaço Corpo e Movimento, o treino funcional é voltado para a prática da atividade física com base nos movimentos naturais do corpo de forma dinâmica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário