Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de março, de 2023 | 14:57

Programação especial marca o Dia Mundial da Água em Fabriciano

Divulgação
A programação variada será realizada até 6 de abrilA programação variada será realizada até 6 de abril

Para marcar o Dia Mundial da Água celebrado anualmente no dia 22 de março, a Gerência de Meio Ambiente da Prefeitura de Coronel Fabriciano organizou uma programação especial, que começou nesta quarta-feira e seguirá até o dia 6 de abril. A data é uma oportunidade para reforçar a importância e preservação de um dos bens mais preciosos que temos, bem como conscientizar e buscar mecanismos para resolver a crise da água e a luta pela garantia de saneamento básico para todos, destacou o governo.

Na abertura da semana, está uma das principais ações que é voltada ao reaproveitamento da água. Denominado "Reuso de água cinza”, o programa consiste em um projeto piloto que visa o fornecimento de equipamento que permite a reutilização da água usada nas máquinas de lavar roupas, considerada água cinza. O objetivo é reaproveitá-las em descargas de vasos sanitários ou para limpeza de áreas externas, como quintais e garagens, gerando economia de água. É importante frisar que um ciclo da máquina de lavar consome mais ou menos 135 litros de água, que pode ser destinada a outros fins dentro da própria residência.

Para participar, o interessado deve se inscrever no chamamento público, lançado nesta quarta-feira. São 30 bombonas de 240 litros, espécie de compartimento (bombona) de água que serão doados aos interessados. Os materiais serão adquiridos via compensação ambiental pelo Conselho Deliberativo de Meio Ambiente – CODEMA e são necessários alguns critérios como: renda familiar, espaço para colocar bombona, tempo de duração, dentre outros.

Conforme a engenheira ambiental Iara Magalhães, a data é fundamental para mudanças de hábitos, “Precisamos refletir cada vez mais sobre a importância da água e precisamos que todos tomem providências. Esse problema afeta todos nós: família, escola e comunidade que podem fazer a diferença mudando a forma como usam, consomem e gerenciam a água em suas vidas”, disse.

Programação
Dia 24- 18h30- Paço Municipal
Expedição do Piracicaba - Pela vida do rio- Promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH), a iniciativa tem o objetivo de mobilizar as cidades da bacia em prol da revitalização e recolhimento de dados para conhecer a realidade atual. Também será realizado o Seminário das águas.

Dia 25- 08h- Ponte Perdida – Revés do Belém
XVIII Caravana das Águas- No local serão realizadas oficinas, trilha interativa e vários estandes institucionais dos municípios e entidades participantes.

Dia 31/03 – 9h- Tancredo Neves, Caladinho (próximo à Unileste)
Haverá Blitz ecológica com a distribuição de mudas de plantas frutíferas e ornamentais, e lixocar.

Dia 05/04 – 14h- Avenida Sanitária – Manoel Maia

Limpeza da Ecobarreira do Bairro Manoel Maia, com a participação dos alunos da Escola Municipal Argeu Brandão, participantes do programa Jovens Mineiros Sustentáveis. Os mesmos terão conhecimento da quantidade do lixo recolhido que a população descarta no curso d’água.

Dia 06/04 – 08h- Nascente do bairro Manoel Maia
Será feito o plantio de mudas em torno da nascente do bairro Manoel Maia, com a participação dos alunos da Escola Municipal Argeu Brandão, participantes do programa Jovens Mineiros Sustentáveis. A iniciativa tem o objetivo de proteger a nascente de pisoteamentos, processos erosivos e dos efeitos devastadores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário