22 de março, de 2023 | 17:40

Governo de Ipatinga alega ter sido impedido de realizar vistoria técnica na Copasa

Divulgação
Conforme o governo, a entrada de equipes do município em uma unidade da Copasa foi cerceadaConforme o governo, a entrada de equipes do município em uma unidade da Copasa foi cerceada

A administração municipal de Ipatinga afirma ter sido impedida pela Copasa de realizar fiscalização e levantamento de informações técnicas na unidade central da prestadora de serviços, a Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano. O Executivo alega que tal procedimento foi previamente informado e é necessário para a continuidade do processo para definição da nova concessão do serviço de saneamento básico no município. O contrato do município de Ipatinga com a empresa de saneamento está vencido desde 2022.

A nota divulgada pelo governo declara que, na terça-feira (21), servidores e técnicos da prefeitura foram até à unidade central da Copasa (ETA), visando a fiscalização e levantamento de informações técnicas, porém, “sem justificativa convincente, foram impedidos de entrar nas dependências da Copasa para realização do trabalho”, afirma.

“A Prefeitura considera importante salientar que esse poder fiscalizatório está previsto em Leis Federais (Lei 8666/93 e Lei 8.987/95), assim como é respaldado pelo Decreto Municipal de n° 3.790/97.

Há de se acrescentar que, com antecedência, a Copasa foi formalmente informada acerca da visita técnica, sendo instada a responder, e informou estar disponibilizando funcionário para o acompanhamento. Contudo, a entrada ao estabelecimento foi cerceada”, diz a nota.

Diante do fato, a administração municipal de Ipatinga acionou a Polícia Militar para garantir o regular cumprimento das leis, e pretende adotar as medidas judiciais cabíveis para o caso.

Procurada pela reportagem Diário do Aço, nesta quarta-feira (22), a Copasa não tinha se manifestado até o fim da tarde.

Já publicado:
Ipatinga terá licitação para contratar empresa de abastecimento de água e saneamento

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rafael Miranda

23 de março, 2023 | 16:08

“Cada coisa. Mais um prefeito aliado aos desmando do Miliciano. PL é seu partido, aquele mesmo presidido pelo bandido do Valdemar... Troquem a Copasa e verão que o que tá ruim, pode piorar e muito!!”

Charlin

23 de março, 2023 | 07:09

“? o mesmo que fiscais do governo entrar dentro da fábrica da coca cola, pegar a receita e entregar para os concorrentes kkkkkkkkkk. Copasa tá certa.”

Ailton

22 de março, 2023 | 23:22

“esse prefeito de ipatinga ta devagar viu, cadê o bloqueador de ar nos hidrometros conforme prometido? cadê a saída da copasa e a entrada de outra companhia de saneamento de melhor qualidade? cadê os remédios nos postos de saúde? pq o sr.prefeito desativou o ecoponto perto do campo do tiradentes?? sabia que agora voltaram a jogar o lixo na beirada do ribeirão graças a desativação do ecoponto?? é só conferir a lixaiada que constantemente acumula perto do deposito da pro churrasco; aliás lixo esta a cidade inteira, uma sujeirada que terrível; cidade não tem lixeira. afinal de contas o que o sr. fez até agora foi recapear asfalto e isso o nardinheiro já estava fazendo. abre seu olho que a eleição ta logo ali”

Falo Pouco

22 de março, 2023 | 21:29

“Administração de Ipatinga está dando tiro no pé, toda semana estou em cidade onde há " SAAE" e afirmo que a Copasa presta serviço de excelência perto do que presencio, será que os fiscais esqueceram que não estavam no município de Ipatinga???? Lá pertence a Fabriciano, então esta queda de braço entre o menino prefeito e a Copasa, só terá um prejudicado que é o consumidor.
Então menino prefeito, cuida de coisas mais prioritária para o município e os munícipes,e para de ficar arrumando dor de cabeça!!!!”

Letícia

22 de março, 2023 | 20:44

“A Copasa está correta,entrada permitida somente para funcionários,do mesmo jeito na prefeitura de Ipatinga-mg.”

Rodrigo

22 de março, 2023 | 20:25

“Estamos aguardando o prefeito de Ipatinga cumprir com a sua palavra.No início do seu mandato ele chegou a visitar outras cidades para ver se oo modelos de serviços que poderiam ser utilizados em nossa cidade.Uma das promessas foi o sumiço desta empresa que danificam os asfaltos já ruins de Ipatinga.. Outra promessa foi de dar o cartão vermelho para essa péssima empresa de transporte de Ipatinga chamada saritur.
Estamos aguardando ansiosos.”

Oliveira

22 de março, 2023 | 19:37

“Alô senhor prefeito de Ipatinga. Aproveito este espaço para reclamar da ciclovia localizada na passagem subterrânea que dá acesso a portaria no centro de Ipatinga e da passarela de pedestres próximo ao Novo Cruzeiro que apresenta buracos. Fiz duas reclamações formais e não resolveram a situação.”

Antônio Dimas Guedes Otoni

22 de março, 2023 | 19:31

“? preciso ter muito cuidado na hora de trocar a Copasa por outra, a Copasa é eficiente, talvez falta fiscalização, cobrança, etc mas substitui_la é outra história, todo cuidado é pouco.”

Tonho

22 de março, 2023 | 19:08

“A COPASA está certa. Quando eu deixaria a prefeitura entrar dentro da minha empresa, colher informações para repassar para seus parceiros de outros estado.
Isso se chama informação privilegiada.
E outra, ru entendi errado ou a unidade de tratamento é no município de Coronel Fabriciano?
Se a copasa perder a concessão, nós ipatinguenses teremos que beber água do rio doce. Fica a dica”

Celio Cunha

22 de março, 2023 | 18:21

“Algumas coisas certamente não estão certas nessa administração; " fiscais da PMI" impedidos de adentrarem em competência alheia a suas prerrogativas. Se é de Ipatinga só podem realizar fiscalização nos limítrofes do município, uma, vez que é Amaro Lanari = Coronel Fabriciano. ??”

Envie seu Comentário