23 de março, de 2023 | 14:19

CBF lança primeiro curso para assessores de árbitros

Thais Magalhães/CBF
Curso visa formar uma nova função focada não apenas na avaliação do árbitro, mas também na construção de carreira e no desenvolvimento deleCurso visa formar uma nova função focada não apenas na avaliação do árbitro, mas também na construção de carreira e no desenvolvimento dele

A Comissão de Arbitragem da CBF iniciou, nesta semana, o curso Assessores de Árbitros. Trinta e cinco analistas de arbitragem foram selecionados para a primeira edição deste curso, que visa formar uma nova função focada não apenas na avaliação do árbitro, mas também na construção de carreira e no desenvolvimento dele.

A formação começou com um discurso de boas-vindas feito pela Comissão de Arbitragem. Além do presidente da Comissão, Wilson Seneme, participaram da abertura do curso Giulliano Bozzano, Roberto Perassi, Ítalo Medeiros, Hilton Moutinho e Alicio Pena.

“Quero agradecer ao presidente Ednaldo Rodrigues por acreditar nesse projeto e agora conseguimos implementar mais uma parte desse planejamento que é essa função de assessores de árbitros”, ressaltou Seneme.

O presidente da Comissão de Arbitragem explicou detalhes sobre a nova função. "A função nova de assessores de árbitros vem de encontro a necessidade que o futebol traz para o desenvolvimento da arbitragem. Essas ações já estavam dentro de um cronograma de desenvolvimento e dessa maneira, a assessoria de árbitros abrange muito mais global do árbitro. É como se fosse um coaching dos árbitros que a gente tá introduzindo na CBF, visando o aceleramento dessa função de arbitragem", disse.

"No universo de mais de 100 analistas de arbitragem, nós selecionamos 35. Ou seja, a ideia é ter aqui a elite dos analistas de arbitragem que se transformarão em assessores de árbitros. É exatamente para capacitar essas pessoas para que elas entendam o processo e a filosofia de implementação do trabalho, para que isso possa alcançar os árbitros principalmente num trabalho pós jogo", complementou.

Wilson Seneme ainda comentou sobre mudanças na rotina dos árbitros após a nova função de assessores. "A partir de agora os árbitros vão receber vídeos, vão receber uma reunião devolutiva de cada jogo em que eles vão avaliar todos os aspectos para que ele possa, num próximo jogo, ser melhor do que no jogo anterior", falou.
O curso Assessores de Árbitros começou no dia 21 de março e se estende até sexta-feira (24).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário