24 de março, de 2023 | 08:00

Chico Ferramenta continua na UTI, mas tem apresentado evolução no quadro de saúde

A vereadora Cecília Ferramenta, mulher do ex-prefeito de Ipatinga, conversou com a reportagem do Diário do Aço e trouxe atualizações sobre o estado de saúde dele

Stéphanie Lisboa
''Tenho certeza que daqui a pouco ele vai estar conosco em casa'', declarou Cecília Ferramenta''Tenho certeza que daqui a pouco ele vai estar conosco em casa'', declarou Cecília Ferramenta

O ex-prefeito de Ipatinga, Chico Ferramenta, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM). Conforme noticiado pelo Diário do Aço, Chico foi levado para a unidade de saúde no fim de semana para dar continuidade ao tratamento de uma pneumonia. Na tarde desta quinta-feira (23), a mulher de Chico, a vereadora Cecília Ferramenta (PT), recebeu a reportagem do jornal em sua casa e falou sobre o estado de saúde do companheiro de vida.

“Está recuperando, está bem, inclusive estou com o boletim de quarta-feira (22), que os médicos me passaram: ‘está sob monitorização e suporte clínico intensivo, com tendência atual de melhora clínica. O quadro ainda é considerado grave e não há previsão de alta hospitalar no momento’”, disse a vereadora.

Nesta quinta, Cecília retornaria ao hospital para mais uma visita, e estava otimista quanto à evolução do marido. “Vou lá novamente fazer a visita na UTI e espero encontrá-lo melhor do que ontem, porque é por dia, a cada minuto, mas a gente sente a melhora dele, apesar da gravidade”, observou.

Cecília explicou à reportagem que desde o dia 14 de março Chico era medicado em casa, com a visita de um médico e de enfermeiros. “A gente tentava ver se tratava a pneumonia em casa, porque como ele é um acamado e já está bem debilitado, a gente evita um pouco essa questão de hospital”, explicou. Apesar dos cuidados na residência, foi constatada a necessidade da internação. “Quando viu que não estava dando aquele resultado que a gente precisava, o médico que estava atendendo ele achou melhor a gente conduzi-lo para o hospital”.

Sofrimento

Arquivo DA
Em 2020 Chico Ferramenta participou da convenção que lançou o nome de João Magno à Prefeitura de IpatingaEm 2020 Chico Ferramenta participou da convenção que lançou o nome de João Magno à Prefeitura de Ipatinga

Segundo a vereadora, tem sido sofrido ver o marido internado. “Eu sou parceira do Chico há muitos anos, porque nós fomos inclusive colegas de sala, nós nascemos na mesma cidade (Bom Despacho), fomos vizinhos. Nós temos uma história longa, então é muito triste vê-lo dessa forma. Assim como foi muito triste para mim quando, em 2013, a gente recebeu o diagnóstico de que o Chico estava com Alzheimer. Essa doença é devastadora e a gente está vendo a decadência ao longo desses nove anos que ele está com o Alzheimer”, lamentou Cecília.

Apesar da adversidade, ao ver o marido, que era um homem tão ativo, acamado, Cecília não perde a fé. “A gente ver uma pessoa com uma capacidade, uma mente brilhante que sempre foi, um homem que trabalhou incansavelmente por essa cidade, que fez muito por Ipatinga, é triste a gente ver o Chico assim, mas a gente acredita em Deus, tem fé, espero que ele saia dessa, da mesma forma que ele já saiu de outras situações. Tenho certeza que daqui a pouco ele vai estar conosco em casa”, declarou.

Hospital Municipal

A estranheza de alguns, ao lerem na notícia do fim de semana que o ex-prefeito foi levado para um hospital público foi apresentada à Cecília, que esclareceu o motivo de o marido ter sido internado no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM). “Me causa estranheza as pessoas estranharem, porque a vida inteira nós lutamos e trabalhamos pela política pública. O Chico trabalhou desde o início do mandato dele, em 1989, com a preocupação de implantar uma política de saúde justa, onde todas as pessoas pudessem ter acesso. Então nós confiamos e acreditamos na saúde pública, eu acredito no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A vereadora fez questão de esclarecer que Chico sempre teve plano de saúde, mas que justamente neste momento em que precisou de atendimento, ela havia realizado a transição para outra operadora. “E nessa transição ficou um espaço de 30 dias (carência), que vai vencer no dia 1º, data que ele vai ter acesso”. De acordo com Cecília, como o atendimento que Chico precisava era de urgência/emergência, a família poderia ter o levado para o Hospital Márcio Cunha, mas a unidade estava mais cheia. “Entre correr o risco de deixar o Chico numa intermediária ou aguardando uma possibilidade de UTI, eu não pestanejei, fui para o Municipal com toda confiança e com todo o carinho”, contou a vereadora.

Desabafo

Já no fim da entrevista, Cecília Ferramenta aproveitou o espaço para fazer um desabafo e pedir às pessoas que parem com os julgamentos, especialmente aqueles realizados pelas mídias sociais. “Eu não preciso do julgamento dessas pessoas não, eu preciso das orações. Porque a forma como as pessoas me julgam é muito pejorativa e rasteira. Nunca abandonei o Chico, a vida inteira estive do lado dele e vou continuar enquanto vida eu tiver”, concluiu.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

24 de março, 2023 | 16:22

“Para aqueles que, como eu, conheceram o Chico Ferramenta nas lutas sindicais e contra a Usiminas, no início da década de 1980, quando nem era ainda filiado ao PT, vê-lo assim, a "cópia" do nosso Lula, no discurso e atitudes, tão debilitado, é muito ruim. Inclusive para as Companheiras e Companheiros que fomos traídos politicamente por ele.

"E aí me dá uma tristeza
No meu peito
Feito um despeito
De eu não ter como lutar
E eu que não creio
Peço a Deus por minha gente
É gente humilde
Que vontade de chorar".

Melhoras! Um fraterno abraço!
PT. Saudações!”

Oliveira

24 de março, 2023 | 11:16

“Estranha a imagem do ex-Prefeito estampar uma propaganda política. Quanto a estar em um hospital público, o que posso informar que as acomodações são péssimas. O quarto possui mofo e o sistema de ar condicionado está em péssimas condições. Isso no quarto onde um conhecido esteve internado. Não sei nas acomodações do ex-Prefeito. Falta assepicia no quarto. Fiquei assustado com as condições precárias.”

Envie seu Comentário