24 de março, de 2023 | 13:42

Celebração do dia Mundial da Água será marcada pela XVIII Caravana das Águas

Divulgação RAVV
As atividades neste sábado serão concentradas na Ponte Perdida, localizada sobre o rio Doce em Revés do Belém, Bom Jesus do GalhoAs atividades neste sábado serão concentradas na Ponte Perdida, localizada sobre o rio Doce em Revés do Belém, Bom Jesus do Galho

Neste sábado (25/3) será realizada a XVIII Caravana das Águas. Esse evento é um marco para os que se unem em defesa do Ecossistema e, em sua 18ª edição, visa disseminar a importância do engajamento da comunidade às metas ODS - Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, especialmente no que diz respeito ao uso e consumo consciente da água e preservação do meio ambiente. As atividades contam com organização da Rede Ambiental Verde Vida (RAVV). A concentração será dia 25, sábado, às 7h em frente a ETE da Copasa, bairro Castelo, em Ipatinga saindo pontualmente as 7h30.

A iniciativa foi criada em 2003 pela Polícia Militar de Meio Ambiente para celebrar o Dia Mundial da Água, 22 de março. O major Átila Porto, comandante da 12ª Cia PMMA, explica que a primeira caravana tinha como finalidade registrar pontos de degradação em determinado percurso do Rio Doce, por meio de embarcações mapeando pontos críticos para providências subsequentes.

Como ato simbólico, também fazer o recolhimento de resíduos sólidos diversos encontrados ao longo do curso d’água. A primeira caravana contou com apenas seis barcos e a parceria da Associação dos Pescadores Amigos do Rio Doce” – resgata Porto (ASPARD).

Passados 19 anos e com a impossibilidade de navegação segura pelo Rio Roce, a Caravana mudou o perfil e com a adesão de novos parceiros dentre eles empresas, governo, comunidade, escolas, entidades e voluntários, hoje é realizada pelo trajeto por terra possibilitando uma maior mobilização para o grande objetivo – dar a oportunidade ao participante de observar os impactos causados pela ação humana e em como a mudança de comportamento pode beneficiar o meio ambiente.

Programação neste sábado
Divulgação RAVV
Caravana das Águas é realizada desde 2003 e chega à 18ª edição Caravana das Águas é realizada desde 2003 e chega à 18ª edição


A XVIII Caravana das Águas será realizada na Ponte Perdida (Parque Estadual do Rio Doce - Revés do Belém/Bom Jesus do Galho), onde diversas atividades de educação ambiental foram preparadas, dentre elas, jogos, oficinas, trilhas interpretativas, exposição de boas práticas, etc... uma forma lúdica e atrativa de trazer luz e reflexão sobre um tema tão relevante.

Todas as questões de segurança estão previstas e monitoradas pela Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e IEF – Instituto Estadual de Florestas.

Para Moara Paula, presidente da RAVV, a Caravana das Águas representa um papel muito importante, onde se encontram grandes oportunidades e trocas incríveis. “Reunimos alunos das escolas e ensinamos de uma forma divertida na prática, sobre o cuidado com o meio ambiente e a preservação da água. Nosso objetivo é despertar a sensibilidade dentro de um cenário que por se só carrega um significado em nossa história”, afirma.

Serão 240 alunos de 5 escolas públicas a participarem das atividades. A Escola Municipal Professora Petrina Ricardo, do Município de Joanésia, cidade banhada pelo rio Santo Antônio, onde está instalada a Usina Hidrelétrica de Porto Estrela é uma das convidadas. Conforme a professora Graziela Garcia, o Dia Mundial da Água é um tema trabalhado anualmente com os alunos. “Com o título “Gota - D’Água, o projeto de 2023 visa levar os estudantes a uma reflexão sobre os rios como fonte indispensável aos seres vivos. Pela primeira vez o projeto será concluído com a participação deles em um evento com a magnitude da Caravana das Águas”, diz Garcia.

A concentração será dia 25, sábado, às 7h em frente a ETE da Copasa, bairro Castelo, em Ipatinga saindo pontualmente as 7h30 em um percurso de 24 quilômetros até a Ponte Perdida, onde as atividades serão realizadas até as 12h. Na oportunidade serão homenageados exemplos inspiradores de cidadãos que fazem parte da história da Educação Ambiental do Vale do Aço. Um grupo formado por instituições públicas e privadas, estudantes e professores, ciclistas e ambientalistas já está confirmado.

A 18ª edição da Caravana conta o apoio da Arpava, Copasa, Corpo de Bombeiros, Fundação Aperam Acesita, IEF/Parque Estadual do Rio Doce, Kakau Art, PMMA, Prefeituras de Coronel Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraiso e Ipatinga, Teixeira & Freitas Advocacia, voluntários ,Fundação Renova, Instituto Cipalam, Cenibra, Infrater ,6° Grupo Escoteiro Xavante, Grupo Escoteiro Tapajós 27°MG. Escolas convidadas: EEl João Paulo II (Revés do Belém),EM Professora Petrina Ricardo (Joanésia),EE Hebert José de Souza (Santana do Paraíso), EM de Timóteo (Timóteo), EM João Gonzaga Reis (Pingo D'água).

A RAVV foi criada em 2011, composta por instituições da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias, iniciativa privada e órgãos públicos, tem como missão contribuir para adoção de valores e hábitos, por meio da educação ambiental e da cultura da cooperação, buscando o desenvolvimento sustentável. Siga a Rede Ambiental no instagram @ravv.verdevida

Arquivo DA
Na caravana, barcos sobem 26 quilômetros de Ipatinga até a ponte perdida, em Revés do Belém Na caravana, barcos sobem 26 quilômetros de Ipatinga até a ponte perdida, em Revés do Belém
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário