EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

24 de março, de 2023 | 14:10

Moradores de Fabriciano fazem mutirão para acabar com criatórios do mosquito da dengue

Divulgação
A ação tem por meta reduzir os dados de arboviroses no município e consequentemente os casos de internaçãoA ação tem por meta reduzir os dados de arboviroses no município e consequentemente os casos de internação

Um mutirão de limpeza está em ação nos quatro cantos de Coronel Fabriciano visando acabar com os criatórios de larvas do mosquito Aedes aegypt. A ação coordenada pela Secretaria de Governança da Saúde foi abraçada pelos moradores que frequentam os polos do Programa Mexa-se e voluntários de todos os cantos, informou o governo.

A ação de limpeza já conta pontos para a Gincana contra o Mosquito, que o município organiza há três anos. Até o momento foram recolhidos mais de 135 mil inservíveis. Ano passado, durante toda a gincana, foram recolhidos mais de 400 mil objetos inservíveis. Na lista de materiais estão pneus velhos, garrafas pets de todos os tamanhos, utensílios abandonados de vidro, plástico e metal e uma gama de outros materiais que acumulam água ao ar livre.

A ação tem por meta reduzir os dados de arboviroses no município e consequentemente os casos de internação, principalmente por dengue. Neste primeiro trimestre a cidade contabilizou 394 notificações de casos suspeitos de dengue; 73 foram confirmados e nove casos confirmados de Chikungunya, com 37 notificações.

O número de casos é menor se comparado aos dois últimos anos. Mesmo assim, a Secretaria de Governança da Saúde está em alerta. O monitoramento de pacientes é feito nas unidades de saúde, no Hospital Dr. José Maria Morais e também na UPA. “Até o momento a situação está sob controle. Não temos uma epidemia como ocorre em vários municípios e isso se deve aos mutirões que temos realizado ano a ano e que nos ajudam a acabar com os criatórios do mosquito”, afirma Vânia Tavares, gerente de Vigilância em Saúde.

De olho nos acumuladores
A ação de recolhimento de inservíveis também está focada nos moradores que tem o hábito de acumular objetos em casa. O excesso de inservíveis nas residências transforma os quintais em ambientes perfeitos para o mosquito. A secretaria reuniu agentes e frequentadores dos polos de atividade física para ensiná-los a convencer os acumuladores a abrir a porta de casa e permitir a limpeza dos ambientes. O trabalho tem dado certo.

As denúncias devem ser feitas na ouvidoria municipal, na Galeria Central, em frente à prefeitura, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h; e também pelo telefone (31) 3406-7558 ou pelo aplicativo E-Ouve.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário