24 de março, de 2023 | 14:35

Cartilha orienta sobre regras para passear com animais em parques de Ipatinga

Divulgação
Acesso a parque é permitido, mas há regras de segurança e cuidados obrigatórios definidos, cabendo sanções aos casos de desrespeito, que podem ser denunciadosAcesso a parque é permitido, mas há regras de segurança e cuidados obrigatórios definidos, cabendo sanções aos casos de desrespeito, que podem ser denunciados

Uma orientação pública acerca dos regulamentos constantes na Lei Municipal nº 4206/21 começaram a ser distribuídos em Ipatinga pelo governo municipal nesta semana. Conforme a legislação, os animais de estimação (especificamente cães e gatos) podem ter acesso e permanência em parques públicos, inclusive o Ipanema, mas há regras de segurança e cuidados obrigatórios definidos, como uso de focinheiras e recolhimento de fezes.

O Executivo ressalta que “a responsabilidade pelos animais não está apenas nos cuidados do dia a dia, como dar comida, água e levar para passear. Também cabe ao tutor evitar acidentes, como ataques a terceiros e a outros bichos”.

Segundo algumas das orientações mais relevantes, os animais não devem transitar em via pública sem coleira ou peitoral com guia de condução; é importante ainda que as atividades sejam realizadas mediante a condução por pessoa com idade e força suficiente para controlar os movimentos do animal.

“Se o animal é perigoso e passeia livremente em vias públicas sem a focinheira, o condutor pode sofrer sanções e penalidades previstas na Lei Municipal nº 1.815/2000”, destaca o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares.

A administração municipal faz entender ainda que ao ingressar no Parque Ipanema e demais parques públicos do município de Ipatinga, na companhia de animal de estimação, o condutor fica responsável por todas as suas ações, devendo providenciar a reparação material ou física em caso de dano causado aos usuários ou ao próprio parque público.

Segundo a lei, “visando ao bem da segurança pública, qualquer pessoa poderá solicitar força policial, quando verificado o descumprimento das obrigações previstas e com provas concretas para tal”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sara de Souza

25 de março, 2023 | 23:12

“Praça do Limão Na Rua sigmund Freud Cidade nobre, uma vergonha, vexane .. cheia de cocô de cachorro, alguns moradores sem educação e noção de que nossa Praça é usado por crianças e famílias, está semana fui com meu filho na praça, voltei com meu sapato sujo de c ... de cachorro.

Peço fiscalização e placas de alertas para estes " moradores"”

Alan de Minas

25 de março, 2023 | 08:27

“Vão continuar mijando e cagando na grama e em tudo que é lugar do parque pra nós e nossos filhos pisarem e sentar em cima. Zoonose deveria recolhe-los e por pra doação ou pelo menos castração para ir diminuindo a população de vira-latas aos poucos.”

Juliana

24 de março, 2023 | 23:57

“E os cachorros caramelos, pintados,rupiados,que vivem no parque,qual vai ser o procedimento?”

Vira-latas Caramelo.

24 de março, 2023 | 21:20

“Melhor seria proibir os cães no parque Ipanema. Mas parece que os cães podem tudo nessa cidade. Exemplo: Nas proximidades da casas Bahia no centro de Ipatinga tem 2 vira latas grandes, um marrom outro preto, q tocam o terror nos ciclistas q voltam do trabalho a noite e logo cedo. Dormem o dia todo no ar condicionado das lojas e a noite ficam atacando trabalhadores q passam de bicicleta, moto, a pé, e até os garis da prefeitura. Todo dia é a mesma situação à meses. Um risco pois são cães de rua, q comem lixo e sabe se lá se foram vacinados alguma vez. Resolva isso, Zoonoses!!!”

Jose

24 de março, 2023 | 18:41

“Sabe quando alguém vai seguir esta cartilha? Nunca! ..........Tá de brincadeira......”

Alan de Minas

24 de março, 2023 | 17:05

“Um completo ABSURDO! Vai responsabilizar o dono do cão mas e a criança que tomar uma mordida ou uma patada de um cachorro de grande porte. E não me venha com essa de direitos iguais para cães pequenos e grandes. Só comparar se um pitcher vem atacar uma criança, até com um grito vc o manda embora, já um rotweiller só na base do tiro vc o para.
Então vamos confiar na noção desses sem noção que levam cães de grande porte pra um lugar onde famílias vão passear. Quantas vezes já vimos donos babacas se exibindo com essas feras. E coitada da polícia agora além de ladroes e assasinados vai ter que prender esses sem noção”

Envie seu Comentário