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24 de março, de 2023 | 17:00

Governo de Minas tem planos para fomentar o turismo da fé

Leo Bicalho/Secult
Objetivo de ação inédita é divulgar a programação da Semana SantaObjetivo de ação inédita é divulgar a programação da Semana Santa
Aumentar a visitação turística e, com isso, gerar mais emprego e renda são propósitos centrais do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé Promoção Turística e do projeto turístico Minas Santa, apresentados oficialmente pelo Governo de Minas Gerais. Com essa iniciativa, a ideia é divulgar o planejamento para a Semana Santa em um portfólio consistente, em harmonia com a proteção e a valorização dos bens culturais da fé no roteiro de turismo religioso.

Ao longo do ano, diversas cidades mineiras já recebem visitantes interessados em igrejas, santuários, caminhos e rotas, dentre outros espaços consagrados pelos ritos da fé. As expressões culturais, como os tapetes devocionais de Ouro Preto, o toque dos sinos de São João del-Rei, a arquitetura local, as obras de arte, além da própria busca pelo autoconhecimento, são atrativos que permeiam as atividades turísticas de Minas. Com os projetos anunciados, a ideia é estruturar, capacitar e promover atividades que ajudem a posicionar Minas entre os principais destinos de fé do país.

Para essa missão, atuam em parceria as Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Social (Sedese), as Polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG), além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Toda a estrutura da Secult, por exemplo, está mobilizada para a realização do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística, e também do projeto turístico Minas Santa, que prevê a divulgação do portfólio em 1º de abril. Cada área contribuirá com seu conhecimento em busca de otimizar os recursos disponíveis e com atuação em todo o processo.

Pedro Vilela
Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas: destino turísticoSantuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas: destino turístico
Parceiros
As estratégias do novo plano e do projeto são realizadas em parceria com o Sebrae, a Fecomércio e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e com apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Entre as instituições parceiras, a Fecomércio participará, por exemplo, em especial nas ações de promoção dos pratos tradicionais da cozinha mineira relacionados à fé. Já o Sebrae fará a estruturação das rotas, a execução de capacitação e os treinamentos, além de realizar ações de promoção dos destinos turísticos junto a influenciadores, mídia e trade turístico. A CDL, por sua vez, atuará na realização de oficinas de tapetes devocionais em Belo Horizonte.

Natal
De acordo com a Secult, o Natal da Mineiridade, também, se insere no Plano Estadual de Bens Culturais da Fé. O cadastro da programação de Semana Santa dos municípios contará com apoio da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais. A ideia é mobilizar as prefeituras para que encaminhem informações sobre os eventos relacionados a essa época do ano.
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