24 de março, de 2023 | 16:26

Homem condenado por estupro de vulnerável e pedofilia na região é preso no estado do Pará

Divulgação PF
A operação ''Candura'' foi deflagrada nesta sexta-feira e prendeu um homem acusado de estupro de vulnerável em Ipaba e sentenciado pelo mesmo crime em Ferros A operação ''Candura'' foi deflagrada nesta sexta-feira e prendeu um homem acusado de estupro de vulnerável em Ipaba e sentenciado pelo mesmo crime em Ferros

A Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP) – composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, deflagrou a operação “Candura”, que prendeu nesta sexta-feira (24/3), um homem de 70 anos, natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, foragido da Justiça de Minas Gerais desde junho/2021, depois de ter sido sentenciado por pedofilia e estupro de vulnerável.

Policiais da FTSP em Governador Valadares localizaram e prenderam o acusado J.S.G., na cidade de Redenção, estado do Pará, após ter sido formalizado pedido pelo promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, da 11ª Promotoria de Ipatinga, com a Delegacia de Polícia Civil de Redenção/ PA e Delegacia de Polícia Civil de São Sebastião da Boa Vista/PA.

O preso é acusado dos crimes previstos no artigo 240 (Estatuto da Criança e do Adolescente), com a produção de vídeo contendo cena de sexo ou pornografia, prevalecendo-se de relações domésticas com as vítimas, artigo 241-A - disponibilizar, transmitir o vídeo além do crime previsto no artigo 217 do Código Penal - estupro de vulnerável. Um dos crimes foi cometido na área rural de Ipaba, entre os anos de 2019 e 2020. A vítima foi uma menina de 9 anos. O homem aproveitou-se do fato de ser namorado da avó da criança, aproximou-se afetivamente da vítima e lhe dava material escolar, balas, doces e outros presentes. Com isso, passou a ter uma relação de abuso sexual da criança, conforme consta no processo.

A reportagem do Diário do Aço também apurou que em função desse crime em Ipaba e outros ainda mais graves em outros lugares, contra o idoso havia mandados de prisão expedidos pela Justiça Estadual de Minas Gerais. Um desses mandados era relativo a uma condenação à pena de 22 anos de reclusão pelos crimes de estupro de vulnerável cometidos contra cinco crianças entre os anos de 2000 e 2004. Esses crimes foram cometidos no distrito de Esmeraldas, no município de Ferros. As vítimas são quatro meninas e um menino, na época com idades entre 4 e 8 anos.

Para tentar enganar a polícia, o foragido utilizava documentos falsos e vivia normalmente no interior do Pará. Conforme nota divulgada pela PF, a operação foi denominada “Candura” em referência às vítimas de abuso (menores de quatorze anos) que vivem uma vida de pureza, inocência, alvura.

Já publicado:
Operação Expecto Patronum combate a pedofilia em Minas Gerais
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário