Expo Usipa 2024 02 - 728x90

25 de março, de 2023 | 12:00

Opinião: Negócios de impacto: o que são e por que investir nesse mercado

Licia Mesquita*

A pandemia do coronavírus contribuiu para que mais pessoas começassem a estudar e a investir, mesmo que valores pequenos, na bolsa de valores. Segundo a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) 40% dos brasileiros investem em algum tipo de produto financeiro. Quase a totalidade desses investidores praticam o que consideramos investimento tradicional, que é investir o dinheiro com o único olhar do retorno financeiro.

Porém, existe uma modalidade de investimento que vem crescendo, principalmente fora do Brasil. Essa modalidade atrai aqueles investidores que além da preocupação financeira, do retorno do seu investimento, olham também para o resultado social e ambiental que esses investimentos geram: são conhecidos como investimento de impacto.

Explicando de uma forma breve, os investimentos de impacto associam-se aos seguintes fatores: mitigação de riscos ambientais, sociais e de governança; oportunidades de desenvolvimento e projetos/negócios/soluções ambientais, sociais e de governança; foco em soluções mensuráveis de alto impacto; retorno financeiro competitivo.

“Modalidade atrai investidores que além da preocupação
financeira, olham também para o resultado social e ambiental”


Destaco que investimentos de impacto, tanto de forma individual, ou por meio de fundos de investimento, olham a empresa como um todo, com foco principal nas soluções/produtos e nos indicadores financeiros atrelados aos indicadores de impacto e mudança. Entretanto, quando vamos para o lado do ESG, o foco é relacionado às boas práticas ambientais e sociais que as empresas empregam na produção das suas soluções.

Assim, podemos relacionar os investimentos de impacto como fonte de capital financeiro para soluções que trabalham desafios e problemas reais de diversos setores da sociedade, como: moradia, agricultura sustentável, energia limpa e renovável, acesso a crédito, saúde, educação, inclusão entre outros tantos.

Portanto, investir em impacto vai além de pensar somente no financeiro. É ter um olhar mais amplo e focado nas mazelas sociais. Parando para pensar, é um desafio gigante investir neste tipo de negócio, mas, aquele empreendedor que não se sente desafiado e motivado a novas realizações, será movido pelo que? É preciso que os investidores abram os olhos para as infinitas possibilidades e soluções que os negócios de impacto podem trazer para o Brasil.

* Fundadora do Impact Hub Vitória

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário