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25 de março, de 2023 | 08:09

Aeroporto Regional poderá receber equipamento para pousos mais precisos

Alex Ferreira
O terminal está sob controle do Estado de Minas Gerais e com a operação aos cuidados da InfraeroO terminal está sob controle do Estado de Minas Gerais e com a operação aos cuidados da Infraero

Para facilitar o pouso das aeronaves no Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, um equipamento chamado de PAPI (Precision Approach Path Indicator), em português, poderá ser instalado na pista do terminal. Trata-se de um Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), nesta sexta-feira (24).

Em nota, a Seinfra informou que está desenvolvendo um estudo para viabilização de equipamentos PAPI em aeroportos sob responsabilidade do governo de Minas, dentre eles, o Aeroporto Regional do Vale do Aço. “Os detalhes sobre a instalação desses equipamentos serão divulgados em momento oportuno, após a conclusão dos estudos”, afirmou.

PAPI
O PAPI é um sistema que visa auxiliar o piloto na navegação aérea. É instalado ao lado da pista, que indica aos pilotos em aproximação se estão na altitude correta para o pouso. O PAPI é composto por duas ou quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho.

Operação
Atualmente, o terminal está sob controle do Estado de Minas Gerais e com a operação aos cuidados da Infraero, empresa pública federal prestadora de serviços que assumiu a gestão em agosto de 2020.

Criado em 1959 e em operação desde 1977, o Aeroporto de Ipatinga (SBIP), que na prática está em território do vizinho município de Santana do Paraíso, foi projetado pela Usiminas, inicialmente, para servir aos funcionários da siderúrgica. A pista do aeródromo é de 2.004 metros de 0extensão e 45 metros de largura. Para se ter ideia da dimensão, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos mais movimentados do país, tem 1.940 metros de comprimento e 45 metros de largura.

Plano Diretor Aeroportuário
Conforme noticiado no dia 18 de fevereiro de 2022, o Plano Diretor Aeroportuário do Vale do Aço foi aprovado pela Anac, por meio de portaria publicada nesta semana no Diário Oficial da União. O documento aprovado foi desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) e ratificado pela Seinfra.

Recursos e diretrizes
Com o plano aprovado pelo órgão competente, o Aeroporto Regional do Vale do Aço tem a possibilidade de pleitear recursos federais, principalmente aqueles provenientes do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC). O plano contratado pela ARMVA estabelece diretrizes de planejamento para médio e longo prazo do aeródromo e apresenta a expansão da infraestrutura aeroportuária conforme as regulamentações pertinentes e de acordo com o potencial e vocação da região para o transporte aéreo de cargas e de passageiros.
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Comentários

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Deividy

28 de março, 2023 | 20:07

“? saber ;

Poderá não é certeza !
Apesar da região ser ter grande potencial e demanda para operação de equipamentos de maior porte ( A319, A320 e/ou B737) NÃO FAZ SENTIDO ALGUM INSTALAR O PAPI para auxiliar nos pousos, uma vez que o TERMINAL DE PASSAGEIROS e outros detalhes de INFRAESTRUTURA não comporta operações com aeronaves superiores a 110 assentos. A estrutura atual atende as operações com os ATR72. As entidades de classe, políticos e imprensa deveriam cobrar um novo terminal de passageiros para então se preocupar com PAPI. Ipatinga, nossa região é um atraso - sequer linhas de ônibus temos, quem dirá um aeroporto descente.
.
.
Como afirmado, o Vale do Aço NÃO É A UNICA REGIÃO METROPOLITANA no interior do Brasil, é certo que foi a primeira no interior do Brasil, mas depois consolidaram outras maiores e de maior visibilidade nacional como a grande Campinas/SP que abrande quase 3 milhões de habitantes e a Baixada Santista que compreende quase 2 milhões de habitantes. O colar metropolitano do Vale do Aço que chega a Caratinga, abrange 1 milhão de habitantes, porém a REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO AÇO compreende Ipatinga, Cel Fabriciano, Timoteo e Santana do Paraíso e soma pouco mais de 600 mil pessoas.

Até a próxima;”

Maria

26 de março, 2023 | 12:21

“Poderia ter vôos para outras cidades ex. Rio de Janeiro São Paulo etc.”

Adair

26 de março, 2023 | 09:14

“Infelizmente não sei porque Rosângela ainda é eleita deputada aqui no vale do aço. Concordo do os dois comentários anteriores.”

Elaine Medeiros

25 de março, 2023 | 18:15

“Como cidadã e próprietaria de agência de turismo em ipatinga( Dream travel TurismoBrasil), quero parabenizar os envolvidos no desenvolvimento de nossa regiao, o aeroporto é um dos motores de geração de turismo e riqueza para nossa região, nosso grupo acredita no potencial regional”

Pedro

25 de março, 2023 | 14:50

“A Rosângela Reis quis aparecer mas desta vez não teve pra ela!”

Guima

25 de março, 2023 | 12:44

“O Vale do Aço é uma região muito importante não so em Minas mas como no Brasil. Se trata da única região metropolitana do interior do Brasil. Seu colar alcança mais de um milhão de habitantes. É ridículo o acesso do Aeroporto até o Centro de Ipatinga precisamente a região do Castelo . O percurso não passa de uns 3 quilômetros e precisa ser duplicado com duas pistas ida e volta e uma melhor iluminação. Mas infelizmente não temos lideranças politicas a nivel federal e o que temos são sem expressão e inúteis .”

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