24 de março, de 2023 | 21:00

12ª RPM forma 130 novos sargentos

Divulgação
Coronel explica que os militares foram qualificados para exercerem, principalmente, a função de gestores da instituiçãoCoronel explica que os militares foram qualificados para exercerem, principalmente, a função de gestores da instituição

A 12ª Região de Polícia Militar promoveu formatura do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS-III), que teve a participação de 130 formandos. Esses militares já fazem parte das sete unidades operacionais da RPM, que é responsável por 97 municípios, e passaram cinco meses nesse treinamento, que mesclou todo o arcabouço teórico da PM, com as disciplinas práticas. A solenidade, sexta-feira (24/3) foi presidida pelo Coronel Rodrigo de Faria Mendes, comandante da 8ª RPM, que responde pelo comando da 12ª RPM, ele estava acompanhado de autoridades militares e civis.

Conforme a corporação, o Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS) foi criado com o intuito de qualificar o público interno, para que os militares exerçam as atribuições do cargo de sargento. O coronel Faria explica a dinâmica do curso, e como esses novos sargentos devem se portar diante dos desafios na carreira. “Os sargentos foram qualificados, capacitados e treinados para desenvolver, principalmente, a função de gestores da instituição. A sociedade agora, recebe novamente esses profissionais, mais capacitados para servir, bem, o povo mineiro.
Divulgação
A oradora da turma, 3º sargento Viviane MeloA oradora da turma, 3º sargento Viviane Melo

Esses militares já estavam na instituição, e depois que alcançaram um determinado tempo de serviço, foram inseridos no curso. Eles deixam de fazer o serviço de executores na ponta da linha, e agora se aproveitam de todo o conhecimento adquirido para fazer o papel de gestores do recurso humano, bem como dos recursos logísticos, tudo para apresentar os melhores resultados para sociedade de bem, que quer viver em cidades protegidas, principalmente, pelo aparelhamento policial”, detalha.

Divisas

O momento mais aguardado por todos é a aposição das divisas, pelas madrinhas e padrinhos dos formandos. Após, os presentes ouviram o discurso da oradora da turma, a 3º Sargento Viviane Melo.
O primeiro colocado no curso, o 3º Sargento Rodrigo Menezes foi homenageado pelo desempenho.

Outro momento aguardado por todos foi compromisso regulamentar à bandeira, que prega a execução das atribuições do cargo de sargento na promoção da paz social, e dedicar-se inteiramente ao serviço policial militar, mesmo com o sacrifício da própria vida.
Divulgação
Primeiro colocado no curso, o 3º sargento Rodrigo Menezes foi homenageado pelo desempenhPrimeiro colocado no curso, o 3º sargento Rodrigo Menezes foi homenageado pelo desempenh

Progressão

Para a 3º Sargento Viviane, que foi oradora da turma de formandos, esse é um momento importante, já que depois de 16 anos na instituição, a progressão na carreira coroa o trabalho realizado, e capacita para mais uma fase na PM, dessa vez com uma nova graduação.

“O curso faz uma renovação dos nossos conhecimentos, tanto técnicos quanto práticos, isso é relevante. Estamos muito mais capacitados. Após a formatura vamos retornar para nossas unidades de origem, e a partir daí já exerceremos, ainda melhores, as nossas novas atribuições”, concluiu.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário