Expo Usipa 2024 02 - 728x90

25 de março, de 2023 | 10:29

Capital e interior realizam 6ª Semana do Artesão Mineiro

Sebrae Minas
A iniciativa visa valorizar o artesanato produzido no estado e capacitar os profissionais para que ampliem as oportunidades de negóciosA iniciativa visa valorizar o artesanato produzido no estado e capacitar os profissionais para que ampliem as oportunidades de negócios

A partir de segunda-feira (27), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e o Sebrae Minas realizam a 6ª Semana do Artesão Mineiro, em Belo Horizonte e no interior do estado. A programação se estende até a sexta-feira (31). Conforme a Sede, esta é uma forma de ampliar a visibilidade sobre o artesanato mineiro e também em comemoração ao dia do artesão (19/3). A iniciativa tem o objetivo de valorizar o artesanato produzido no estado e capacitar os profissionais para que ampliem as oportunidades de negócios.

Em Belo Horizonte, na sede do Sebrae Minas, será realizada a oficina "Design para artesanato: como estimular meu processo criativo”, dia 27/3, às 14h. No Palácio das Artes, serão promovidas as oficinas “Técnica em filigrana em papel”, no dia 29/3, às 13h, e “Mosaico: transformando fragmentos em arte”, no dia 31/3, às 13h.

Já no Centro de Arte Popular, de 30/3 a 30/4, haverá a exposição “Joias da Mineiridade”, que vai apresentar o trabalho de 24 artesãos, associações e cooperativas de Minas Gerais, vencedores da 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que reconhece as 100 melhores unidades produtivas do Brasil.

Os artesãos mineiros que participarão da exposição são das cidades de: Arinos, Belo Horizonte, Berilo, Betim, Carangola, Divinópolis, Itaobim, Governador Valadares, Jenipapo de Minas, Mariana, Muzambinho, Piranguçu, Pirapora, Recreio, Ponto dos Volantes, Soledade de Minas, Taiobeiras, Tiradentes, Três Corações e Turmalina. Na última edição da premiação, Minas Gerais foi o estado com maior número de premiados do país.

“A cada ano, o artesanato mineiro tem se destacado em premiações, eventos e feiras do setor. Além de carregar a beleza e a riqueza de detalhes, as peças retratam a história, a tradição e a cultura de uma região. Diante desses diferenciais, o Sebrae Minas tem trabalhado para evidenciar e valorizar cada vez mais a origem e identidade das peças, dando notoriedade a identidade das regiões produtoras de artesanato no mercado. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos artesãos, gerando um círculo virtuoso no desenvolvimento e na economia dos territórios”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Ainda durante a inauguração da exposição “Joias da Mineiridade”, também será assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Sebrae Minas e a Sede. O objetivo da parceria é promover e implementar ações para valorizar e fortalecer o artesanato mineiro.

Interior
No interior do estado, haverá programação em Frutal, no Triângulo Mineiro; em Itabirito, região Central; e Itajubá, no Sul de Minas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário