CADERNO IPATINGA 2024

25 de março, de 2023 | 18:25

Homem que matou jovem a facadas em Ipaba é denunciado à Justiça

Reprodução
Denúncia do MPMG afirma que João Vitor, de 29 anos, foi morto por motivo banal e pede condenação do assassino por homicídio duplamente qualificado Denúncia do MPMG afirma que João Vitor, de 29 anos, foi morto por motivo banal e pede condenação do assassino por homicídio duplamente qualificado


Acusado de um assassinato no começo do mês de março, no Centro de Ipaba, homem é denunciado à Justiça por homicídio duplamente qualificado. O crime foi motivado por um fato banal, dias antes do assassinato. Dias depois o homem decidiu resolver a mágoa tirando a vida do desafeto e agora enfrentará o tribunal do Júri. Caso seja condenado com as qualificadoras apontadas na denúncia, será sentenciado a mais de 20 anos de prisão.

Na semana que passou o Ministério Público do Estado de Minas Gerais ofereceu denúncia contra Elias Gonçalves Santos, vulgo Liliu, de 36 anos, à Vara de Execuções Penais, Cartas Precatórias Criminais e do Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga.

Consta na denúncia que por volta de 23h de 3 de março de 2023, numa sexta-feira, Elias matou a golpes de faca João Vitor da Costa Silva, de 29 anos. O crime foi praticado na rua Josefino Inácio de Sá, no Centro de Ipaba. As câmeras do Olho Vivo da cidade filmaram o assassino confesso correndo do local do crime, conforme noticiado pelo Diário do Aço à época.

O crime

Ficou apurado no inquérito policial que, seis dias antes do fato, João Vitor se encontrava na rua, em frente à residência de sua amiga, que pintava o cabelo de outra mulher. Liliu chegou, começou a importunar uma das mulheres e, segundo testemunhas, tentava passar a mão nos seios de uma delas, sem o consentimento da vítima. Diante de tal situação, João se insurgiu contra Liliu pedindo que ele se retirasse do local, pois estaria atrapalhando.

“Neste momento, sentindo-se afrontado, o acusado investiu contra João Vitor, empurrando-o fortemente, de modo que cambaleou e quase caiu ao solo, sendo necessária a intervenção das demais pessoas que ali estavam, que imediatamente apartaram os envolvidos”, enfatiza o documento do MPMG.

Também consta no relatório da investigação que Liliu não se esqueceu do fato e procurou por João em vários lugares. No começo da noite de 3 de março, parou em um bar, consumiu bebidas alcoólicas e depois saiu à caça até que encontrou João caminhando pela rua Josefino Inácio de Sá, onde o surpreendeu com dois golpes de faca, um na região cervical (pescoço), e o outro na altura do peito, atingindo e perfurando o coração, causando os ferimentos que foram causa efetiva de sua morte.

Liliu jogou na lagoa de Ipaba a faca usada no crime e foi preso por policiais militares em sua residência minutos depois, ainda com as roupas usadas no momento do assassinato.

Denúncia

No entendimento do promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, evidenciou-se que o crime foi praticado por motivo torpe, na medida em que o autor matou a vítima para se vingar de uma discussão banal que tiveram em data anterior, na qual se sentiu afrontado pelo homem, que apenas buscava defender sua amiga de uma situação inconveniente.

“Constatou-se, ainda, que o homicídio foi cometido mediante recurso que dificultou a defesa do ofendido, já que o denunciado, de maneira inesperada e astuta, atacou a vítima com golpes de faca, enquanto esta caminhava distraída sentido à sua residência, evidenciando-se notória desproporção de forças”, enfatizou o promotor. Com isso, o representante do MPMG pede que Elias seja levado a Júri Popular por homicídio duplamente qualificado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho Mortadela

26 de março, 2023 | 11:19

“A verdadeira paz não é apenas a ausência de guerra, é a presença da justiça.”

Envie seu Comentário