06 de agosto, de 2016 | 12:07

Negociações e pendências jurídicas podem alterar quadro político de Ipatinga

Convenções não foram o ponto final nas discussões sobre os nomes que disputarão o pleito em 2 de outubro

Wôlmer Ezequiel
A noite de sexta-feira foi marcada por intensos debates internos, mas definição mesmo ficou para segunda-feira A noite de sexta-feira foi marcada por intensos debates internos, mas definição mesmo ficou para segunda-feira
A 57 dias da eleição marcada para 2 de outubro o cenário político em Ipatinga continua indefinido, mesmo com o encerramento, na sexta-feira (5), do prazo para a realização das convenções partidárias.

Isso porque os nomes que figuram como pré-candidatos a prefeito ainda estão envolvidos em negociações e em questões jurídicas. Dos sete nomes apresentados até o momento em Ipatinga, há dúvidas se todos eles chegarão às urnas no mês de outubro como candidatos majoritários. As negociações envolvem, conforme informações de bastidores, cargos e barganha por dinheiro.

A atual prefeita Cecília Ferramenta (PT), o ex-prefeito Sebastião Quintão (PMDB), a deputada estadual Rosângela Reis (PROS), o vereador Roberto Carlos (PTdoB), Eduardo Figueredo (PSB), Robinson Ayres (PSOL) e Daniel Cristiano (PCB) confirmaram presença após as respectivas convenções de suas legendas. Entretanto, a noite de sexta-feira (5) e a madrugada deste sábado e, provavelmente, este domingo, estão agitados. As negociações de possíveis alianças têm movimentado os bastidores desde quinta-feira, quando a cidade foi tomada por reuniões dos figurões da politica local.

Uma das figuras centrais deste pleito é Cecília Ferramenta, que busca a reeleição. Ela não confirmou o nome de seu vice, o que deve ser alvo de intensa negociação até 12h desta segunda-feira (8), quando as atas das convenções deverão ser registradas nos cartórios eleitorais. A informação corrente é que existe uma forte pressão por parte do governo do Estado para uma aliança entre PROS, da deputada Rosângela Reis, e o PT. Neste cenário, a deputada teria de apoiar Cecília, já que a legenda faz parte da base aliada do governador Fernando Pimentel (PT).

No jogo estaria também a liberação de emendas da parlamentar destinando recursos do orçamento, para governos municipais. Um forte indicativo dessa tendência foi a presença da deputada do PROS ao lado do prefeito de Santana do Paraíso, Zizinho, durante a convenção do PT em Santana do Paraíso e de Keisson Drumond (PT) em Timóteo.

A indicação do vice de Cecília, que num primeiro momento seria o vereador Agnaldo Bicalho (PT), passaria a ser de responsabilidade de Rosângela Reis e do seu partido. Na convenção do PT, realizada na noite de sexta-feira, conversas de correligionários indicavam o nome de Adiel Oliveira (PV), cotado para o cargo.

A deputada, que está sempre presente nas eleições municipais de Ipatinga, seja como candidata ou apoiadora, teria a sua candidatura como um plano B, caso Quintão seja impugnado, o que aumentaria as suas chances de vitória.
Outra dúvida que paira nos bastidores é sobre o vice de Roberto Carlos. Pelas esquinas da cidade, a possibilidade de Eduardo Figueredo se unir ao vereador foi aventada. Neste caso, o advogado assumiria o posto de pré-candidato a vice-prefeito na chapa. O número elevado de candidatos levaria a uma pulverização dos votos, o que beneficiaria, em tese, Cecília Ferramenta.
Alex Ferreira
Convenções terminaram sem definição dos vices e com abertura para ampliar alianças de partidos Convenções terminaram sem definição dos vices e com abertura para ampliar alianças de partidos


Processos

Outra discussão permanente nas conversas políticas é a situação jurídica de Sebastião Quintão. Entre as várias condenações do ex-prefeito, recentemente o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou acórdão com a decisão em que reformava uma sentença de primeira instância e condenava o ex-prefeito de Ipatinga e mais três à pena de ressarcimento aos cofres do município de Ipatinga no valor de R$ 165.414,8, devidamente corrigidos, assim como à suspensão dos direitos políticos por cinco anos.

Essa é só uma das muitas polêmicas envolvendo Quintão que já afirmou, por mais de uma vez, estar apto para a disputa eleitoral. Mas ele também deu a sua palavra que não usaria liminares para assegurar uma eventual candidatura. Na semana que passou o Ministério Público voltou a reforçar junto aos partidos que não indicassem pré-candidatos com pendências, pois corre-se o risco de depois de eleito o candidato ser impugnado, história que os cidadãos ipatinguenses não querem que se repita.

Em 2010, o município teve eleições extemporâneas, porque o primeiro colocado, Chico Ferramenta (PT), foi impugnado pelo TSE e não tomou posse. Quintão, que assumiu o cargo, foi cassado por abuso de poder político e econômico, dando início a um dos capítulos mais conturbados da política local e que mergulhou a cidade numa crise sem precedentes, com graves reflexos até hoje. Antes disso, o presidente da Câmara, Robson Gomes (PPS), assumiu a prefeitura e, algum tempo depois, foi eleito prefeito, na extemporânea.

A definição sobre a elegibilidade ou não de Quintão é aguardada com grande expectativa. Confirmada a sua presença, a disputa pode ganhar novos contornos. Conforme já publicado pelo DIÁRIO DO AÇO, em uma das negociações, há a possibilidade de a deputada Rosângela Reis fechado acordo com Quintão para o qual ela também indicaria o vice.

Entretanto, durante convenção, ela anunciou sua pré-candidatura à prefeitura de Ipatinga. O registro das candidaturas e coligações podem ser feito até as 19h do dia 15 de agosto. Até lá, muita coisa ainda pode ocorrer no cenário político de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário