Expo Usipa 2024 02 - 728x90

01 de fevereiro, de 2017 | 09:39

A Revolução Francesa para leigos

No século XIX, ao analisar a sociedade francesa antes da revolução, Alexis de Tocqueville escreveu o livro ‘O Antigo Regime e a Revolução, publicado em 1856, que mostra o comportamento que precede a insurreição contra monarquia absoluta que comandava o país.

O livro auxilia estudantes de história e interessados neste gênero literário a conhecer a deterioração das instituições de um regime monárquico e um tanto retrógrado.

Divulgação
Com uma linguagem clara e concisa, Tocqueville transfere suas ideias de forma não erudita, mas utiliza conceitos e fontes de especialistas. Assim, transforma aprendizados em literatura para que os leigos também consigam entender. A obra mostra que, apesar do conservadorismo que pairava na época, a monarquia sucumbiu à revolução.

E, a partir disso, as pessoas começaram a se politizar não apenas na França, mas no mundo inteiro. Esses movimentos eram desprovidos de religiosidade, viam a Igreja e o Clero como parte da Aristocracia. Os líderes do movimento revolucionário acreditavam que a religião devia ser desassociada do Estado.

Alexis de Tocqueville (1805 – 1859) foi filósofo político, sociólogo da democracia moderna, historiador do Antigo Regime, estadista e escritor. Tendo vivido no período mais crítico da história francesa, foi um defensor da liberdade e da democracia.

A democracia na América, sua mais célebre obra, publicada em dois volumes (1835 e 1840), rendeu-lhe o título de “moderno Montesquieu” e o ingresso na Academia Francesa.

FICHA TÉCNICA:
O Antigo Regime e a Revolução
Reedição da Edipro
273 páginas - R$ 49,00
ISBN: 9788572839822
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário