Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de junho, de 2019 | 17:30

Lideranças debatem desenvolvimento econômico para o Vale do Aço

O encontro foi motivado pela visita do superintendente estadual de Atração de Empreendimentos e do Comércio Exterior, Eduardo Drumond Brito

Wôlmer Ezequiel
Reunião foi realizada na sede da Agência RMVA, no Novo Centro Reunião foi realizada na sede da Agência RMVA, no Novo Centro

A atração de investimentos e possibilidades de novos negócios foram debatidos em reunião na Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, nesta sexta-feira (7). O encontro foi motivado pela visita do superintendente estadual de Atração de Empreendimentos e do Comércio Exterior, Eduardo Drumond Brito, que esteve reunido com lideranças da região. Em relação ao Vale do Aço, ele destacou o nível de competência do polo metalomecânico, mas disse ter perspectiva de crescimento também em áreas como o turismo, comércio e prestação de serviços.

Eduardo Brito explicou que o governo de Minas Gerais tem dado ênfase ao desenvolvimento econômico. Sua pasta é responsável pela atração de investimentos, promoção do comércio exterior e pelo suporte aos arranjos produtivos locais. “Para suportar a economia, a gente precisa entender um pouco dela. É um processo de aproximação e essa é uma orientação do governador, para identificar oportunidades de contribuição. No caso do Vale do Aço, me chama atenção o nível de competência do polo metalomecânico. Temos alguns ícones da como Usiminas, Aperam e Usiminas Mecânica. Esse polo tem maturidade para capturar oportunidades que surgirem a curto e médio prazo, na economia do Brasil”, avaliou.

Questionado sobre a carga tributária do estado, que tem sido motivo de reclamação por parte dos empresários ao longo dos anos, o superintendente ponderou que o governo está sensível a isso e que, certamente, o assunto será abordado nos próximos meses.

Potencial

Para Eduardo Brito, o Vale do Aço tem um potencial no setor de turismo, com o Parque Estadual do Rio Doce, a Serra dos Cocais, entre outros. “Acredito que tem uma combinação de pontos, que se bem trabalhados, podem sim atrair empresas pra cá. Há potencial para outros segmentos além do metalomecânico. Sabemos que brevemente o setor de gás vai sofrer liberalização e irá gerar negócios. As prefeituras devem começar também a tratar o resíduo sólido urbano, o que também gera possibilidades”, pontua.

Do ponto de vista da tecnologia, o governo do estado está num processo de atração de um grupo chinês, para produzir, em Minas, veículos movidos a hidrogênio. “Isso gera oportunidades na infraestrutura que tem de se construída para suportar esse negócio. Enxergamos na economia, a curto e médio prazo, negócios importantes e que eu diria que tem afinidade com que o polo metalomecânico pode produzir no Vale do Aço”, adianta.

Avanços

“Vamos trabalhar com a equipe da agência, estamos avançando a cada dia em agendas com novos setores do governo e com isso vamos abrindo novas frentes de trabalho, certamente teremos mais oportunidades. Essa visita do superintendente estava sendo articulada desde fevereiro e agora ele pôde vir, demonstrando nossa sintonia com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, a qual estamos vinculados”, destacou o diretor-geral da Agência RMVA, João Luiz Teixeira Andrade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Timóteo, Hiler Félix, lembrou que essa movimentação é um primeiro passo e importante, que demonstra a preocupação do governo com a região. “Gosto de lembrar que também temos possiblidades na área do turismo, onde tem sido realizadas ações por meio do circuito Mata Atlântica, do qual a prefeitura de Timóteo é parceira”, frisou.

O deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) também participou da reunião. Ele salientou que está sempre em contato com o governo do estado, principalmente com a secretaria de Desenvolvimento, para que o governo realize políticas públicas, no sentido de garantir geração de emprego e renda. “Ao estar aqui na agência hoje, recebendo um dos representantes da pasta de Desenvolvimento e vislumbrar possíveis investimentos, é um prazer e também um desdobramento de pedidos feitos por nosso mandato ao governo Zema”, destacou.

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius (PSDB) afirmou que, menos de um mês, a presença do governador do estado já se mostra bem atuante na região. “Tivemos sua visita recentemente, onde mostrou sensibilidade com o Vale do Aço e agora estamos aqui com a pessoa responsável por encontrar um novo potencial para nossa região. O que Zema vem falando, está cumprindo. Estive com o ministro de Desenvolvimento, Gustavo Canuto e tem o mesmo discurso de Brasília: encontrar o perfil de cada região. Estão todos de parabéns”, concluiu.

(Bruna Lage - Repórter)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Isaías Pereira

08 de junho, 2019 | 08:24

“Sem a duplicação da BR-381, sem a reforma do aeroporto regional do vale do aço, sem a união de todos os setores da sociedade, nossa região ficará no patamar atual. É preciso pensar em duplicar a BR-458 também, integrar o transporte urbano na região (VLT é uma opção).”

Envie seu Comentário