31 de agosto, de 2019 | 14:00

Usuários iniciam tratamento em programa antitabagismo em Ipatinga

As atividades são realizadas nas dependências do Centro Universitário do Leste de Minas (UnilesteMG), no bairro Bom Retiro

Secom-PMI
A enfermeira Marcela Reis disse que 60% dos participantes conseguiram parar de fumar no primeiro grupo formado neste anoA enfermeira Marcela Reis disse que 60% dos participantes conseguiram parar de fumar no primeiro grupo formado neste ano

Na última semana, quando se comemorou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a administração de Ipatinga promoveu a abertura de mais um grupo com munícipes que desejam abandonar o vício de fumar.

As pessoas que desejam abandonar o vício encontram, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), apoio com a equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educador físico e farmacêutico do governo municipal. Nesta edição, os encontros serão realizados às sextas-feiras, das 13h30 às 14h30.

As atividades são realizadas nas dependências do Centro Universitário do Leste de Minas (UnilesteMG), no bairro Bom Retiro. Segundo a enfermeira Marcela Reis, 60% dos participantes conseguiram parar de fumar no primeiro grupo formado neste ano. E outros 20% reduziram drasticamente o uso do cigarro.

“O nosso trabalho consiste em subsidiar para o usuário ferramentas que o ajudem a se manter firme na decisão de parar de fumar. Por isso, são disponibilizadas consultas e atividades com os profissionais, e medicamentos. Mas o mais importante é a convicção do paciente em querer mudar seus hábitos, assumindo novas atitudes para uma melhor qualidade de vida”, salienta.

Um caso de sucesso dentro do grupo antitabagismo foi Eliseu Neves Ribeiro, do Bom Retiro, que fumou por 25 anos. Ele conta que, nos últimos meses, consumia cerca de 40 cigarros por dia. Ao ver uma colega vencer o vício, escolheu aderir também ao programa.

“Eu fiquei com inveja da minha colega, porque todo mundo que fuma, lá no fundo tem o desejo de parar. Quando fui para minha primeira sessão não acreditava que ia conseguir. Porém, a atenção, o carinho, o apoio de toda equipe me ajudaram demais. Hoje já são cinco meses e quatro dias que eu não ponho um cigarro na boca. Este é um programa do serviço público que nunca deve acabar”, recomenda.

Sessões estruturadas
Ao iniciar o tratamento, os usuários passam por uma consulta médica em que é aplicado um questionário (Teste de Fagerstöm), com objetivo de avaliar o grau de dependência da nicotina e hábitos tabagistas. Na consulta é avaliado também o tratamento medicamentoso necessário para cada paciente.

Ao todo, o tratamento dura 12 semanas. Nas quatro primeiras sessões, que ocorrem semanalmente, são esclarecidos os malefícios causados pelo cigarro, as vantagens adquiridas ao deixar de fumar, tanto para a saúde quanto em relação às finanças.

Conforme a organização do programa, concluído o primeiro mês, os encontros passam a ser quinzenais e, posteriormente, mensais, para acompanhamento daqueles que ainda necessitam de suporte para evitar que retornem ao vício.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Emmanuel da Costa Neiva

03 de setembro, 2019 | 16:54

“tõ junto nessa tese, mas tem que ter algum medicamento especifico prá tal coisa!
ME AJUDEM!”

Eva Cristina Martins

31 de agosto, 2019 | 17:17

“Eu quero para de fumar mas não consegui ajuda já fui no posto de saúde mas até agora nada .o meu maior sonho é para de fumar mas sei que Deus vai me ajudar eu preciso para.”

Envie seu Comentário