08 de agosto, de 2021 | 10:30

Casarão restaurado em Antônio Dias será transformado em espaço cultural

Prédio que ficou abandonado por mais de 15 anos pode ser reaberto em setembro

Hálesi Carvalho
Construído originalmente no século 18Construído originalmente no século 18
(Silvia Miranda - Repórter do Diário do Aço)
Um recomeço para um casarão com 200 anos de história. As salas e o espaço já restaurado começam a ser mobiliados para dar vida a projetos e atividades culturais que serão oferecidos para a população do município de Antônio Dias. Localizado na área central do município, ao lado da Câmara de Vereadores, o prédio chama atenção por sua beleza histórica, principalmente, para aqueles que o viram em ruínas nos anos anteriores.

Construído no século 18 pelo coronel Manoel de Barros, primeiro proprietário do casarão, o espaço abrigou no passado a primeira sede da então Companhia Vale do Rio Doce na região Leste de Minas. No local também funcionou a escola estadual Professor Letro, além de outros órgãos públicos do município. Em 2002 foi fechado, ficando em precárias condições por mais de 15 anos.

Silvia Miranda
Casarão começou a ser reformado em 2019Casarão começou a ser reformado em 2019
Chefe de seção e historiador da administração municipal de Antônio Dias, Hálesi de Carvalho Gomes conta como a restauração do casarão sempre foi um sonho da população. “Esse casarão é um sonho de toda comunidade. Quando ele foi abandonado a cidade inteira lamentava a situação e inúmeras pessoas já falecidas queriam ter visto essa restauração. Hoje a reforma desse casarão é um marco, obra que mais trouxe autoestima para a cidade. Todos que passam querem ver, entrar, conhecer, mesmo não funcionando oficialmente nós já temos uma visitação diária”.

O prédio será transformado em um espaço multiuso dos setores da cultura, esporte, lazer e turismo. O projeto inclui espaço de memória com museu, biblioteca, salas de oficinas para artesanato e cultura, aulas de música, dança e auditório para receber alunos e grupos. “Teremos um espaço de construção social e isso é muito importante, precisamos construir esses espaços para manter vivo na memória das pessoas a história da nossa cidade, que para gente é a mãe do Vale do Aço”, ressalta Hálesi de Carvalho.

Silvia Miranda
Obra foi complexa devido à recuperação dos barrotes de madeira do assoalho e dos esteios das paredesObra foi complexa devido à recuperação dos barrotes de madeira do assoalho e dos esteios das paredes
Obras

A reforma foi iniciada em fevereiro de 2019 e ainda recebe os últimos preparativos, com o casarão podendo ser aberto ao público em setembro, caso não haja impedimentos devido à pandemia de covid-19. A administração municipal calcula gastos de mais um milhão de reais na reforma devido ao estado avançado da deterioração. Os investimentos foram do município e de parcerias. “Nós pegamos um prédio com uma deterioração avançada, com risco de desabamento, tivemos que fazer um processo de restauração das paredes, dos esteios, uma obra que teve um alto gasto pela sua complexidade e pelo tempo de deterioração”, explica Hálesi.

Silvia Miranda
Historiador Hálesi Carvalho explica sobre vidro colocado onde antes não havia parede para proteção do assoalho de madeiraHistoriador Hálesi Carvalho explica sobre vidro colocado onde antes não havia parede para proteção do assoalho de madeira
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

08 de agosto, 2021 | 11:33

“Esta belíssima reportagem é um presente do Dia dos Pais para todos aqueles que, mesmo não sendo Professores e/ou Historiadores, amam a História como Ciência afetiva das nossas memórias e dos nossos antepassados. Parabéns à administração municipal de Antônio Dias e ao Historiador Hálesi Carvalho por esta maravilhosa e imensurável iniciativa. Em homenagem ao Coronel Manuel de Barros, sugiro aos responsáveis pela Biblioteca adquirirem todos os livros do grande Poeta Manuel de Barros.”

Envie seu Comentário