Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de setembro, de 2021 | 10:00

Reabertura de Aeroporto Regional é aguardada com boas perspectivas pelo setor de turismo

Arquivo DA
Reforma na pista do terminal aéreo está na fase de conclusão Reforma na pista do terminal aéreo está na fase de conclusão

As operações do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, devem ser retomadas no dia 1º de dezembro, conforme anunciado pela Azul Linhas Aéreas. A notícia foi recebida com entusiasmo por muitos que precisam utilizar o serviço e por aqueles que trabalham com agências de turismo de Ipatinga, caso de Aleirton Soares e Edilene Lopes.

Gestor da Fox Turismo, Aleirton Soares explica que, desde o fechamento do aeroporto, houve sim uma queda na procura de pacotes de viagens. “Muitas pessoas querem comodidade, lembrando que a rodovia (BR-381) não está totalmente duplicada e isso tirou um pouco do ímpeto de viajarem. Com a retomada das operações e a companhia aérea colocando preços justos, a expectativa é boa. Os clientes já estão procurando pacotes saindo daqui do Vale do Aço, pelo conforto de poder voar. Nossa expectativa é positiva, estamos animados com as vendas que poderão ocorrer após a reabertura do aeroporto”, antecipa.

Desde que o aeroporto teve suas operações suspensas, algumas pessoas passaram a voar saindo de Confins, em Belo Horizonte, não procurando a agência para transportes alternativos, com origem no Vale do Aço. “Utilizam ônibus, táxi e poucos procuram pela agência. Mas lembro a todos que as agências têm sim parceria com transporte terrestre, que sai de Governador Valadares, passando por Ipatinga, com destino a Confins”, esclarece.

Turismo regional

Aleirton lembra que a reabertura do aeroporto será de grande valia para nossa região, não só para sair do Vale do Aço, mas de forma que o turismo venha até nós. “Somos um grande celeiro, às vezes não damos valor, mas temos a Serra dos Cocais, Parque das Cachoeiras e vários outros. O turismo ecológico é muito procurado. Não somos apenas o Parque Ipanema, e ele por si só já é uma atração, muitas cidades não têm. Temos de conservar nosso patrimônio para que nossos filhos e netos usufruam, assim como as demais pessoas de fora”, avalia.

Necessidade

Mais que o conforto de poder sair da região “voando”, a turismóloga e gestora das agências O Giro Turismo, Edilene Lopes, aponta que o impacto do fechamento do aeroporto foi sentido por quem tem a necessidade de viajar a trabalho. “Diversas pessoas precisam ir a Belo Horizonte de forma mais rápida, muitos a negócio e nem sempre a estrada nos dá essa segurança de chegar em tal horário. Essa possibilidade de saber quando chegar é muito importante. Sem o aeroporto, tivemos um problema em relação a essas agendas”, opina.

Em relação aos pacotes de viagens, Edilene afirma não ter sentido tanto impacto. “As pessoas que estão acostumadas a viajar fazem um planejamento. Hoje temos possibilidades de chegar ao aeroporto de Confins de forma rápida, basta ir para Belo Horizonte no dia anterior e pegar um transporte para estar no aeroporto no horário previsto. Outro detalhe é que todos os voos que saem de Ipatinga ou Valadares param em Confins. Não tem nenhum voo direto para o Espírito Santo, como tínhamos antes, por exemplo, e que era muito bom. Então não percebi impacto nos pacotes, mas sim em relação às pessoas que precisam pegar uma estrada complicada como a 381 e não poderem cumprir agendas e horários de forma mais confortável e segura”, salienta.

Edilene acrescenta que, com a reabertura do aeroporto, as perspectivas são boas, porque todas as vezes que se cria uma alternativa rápida e segura, aumentam as chances de vendas. “Se tenho só o fim de semana ou feriado na segunda-feira e consigo voltar em seguida, para começar a trabalhar à tarde, isso é muito bom. Já saí de Salvador 10h da manhã e 13h30 estava pousando no Vale do Aço. O que me deu a tarde toda para trabalhar. Isso é ótimo. Posso criar um aumento nas vendas com esse argumento positivo. O melhor de tudo é que temos uma companhia aérea que é uma das melhores, a que mais resolve os problemas com agilidade e que tem uma prática de dar créditos, pontuação. A Azul oferece conforto e segurança na hora da venda, que eu não posso dizer em relação às outras”, reforça.

Operações

O Aeroporto Regional do Vale do Aço, que está fechado desde maio do ano passado, deverá ter suas obras de melhorias de infraestrutura (pista) concluídas até outubro e estará apto a receber os pousos e decolagens de aviões da companhia aérea, conectando a cidade à capital mineira e, de lá a múltiplos destinos.

A Azul informou há alguns dias que já comercializa passagens para os voos que serão realizados cinco vezes por dia com as aeronaves ATR 72-600, com capacidade para até 70 clientes, ligando Ipatinga à capital Belo Horizonte. Não há previsão de operações com aviões maiores, como o Embraer 190 (108 passageiros) e Embraer 195 (118 passageiros) que a companhia utiliza em outros destinos nacionais e regionais.

Já publicado

Retomada das atividades: Aeroporto Regional terá voos para Lisboa e Flórida
Azul informa que voltará a operar voos no Aeroporto Regional do Vale do Aço em dezembro
Prevista para setembro, conclusão das obras no Aeroporto Regional do Vale do Aço fica para outubro
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wellington Lima

27 de setembro, 2021 | 12:32

“Boa tarde!
O vale do aço carece de um aeroporto com infraestrutura e também de preços favoráveis.
Companhias que atenda a necessidade dos residentes locais, pois o preço praticados anteriormente eram bem elevados.”

Envie seu Comentário