27 de setembro, de 2021 | 14:44

Ipatinga contrata 30 mil exames de ultrassom para zerar fila de espera

A Secretaria de Saúde confirma que atendimentos começam na próxima sexta-feira (1), com agendamento para pessoas que já estão na fila

Tiago Araújo
A informação foi divulgada em entrevista à imprensa na tarde desta segunda-feira, com participação dos representantes das empresas contratadas para o serviço A informação foi divulgada em entrevista à imprensa na tarde desta segunda-feira, com participação dos representantes das empresas contratadas para o serviço

Reduzir e até mesmo zerar algumas das filas de pessoas que há anos esperam por atendimento relacionado a exames de média e alta complexidade em Ipatinga. Essa é a meta da Secretaria de Saúde com a contratação de 30 mil novos exames de ultrassom. Além da contratação feita hoje, o município possuiu outros três contratos que contemplam mais 17 mil exames, totalizando 47 mil exames de ultrassonografia.

A oficialização da providência ocorreu nesta segunda-feira (27), com a assinatura de um contrato de prestação de serviços entre o município de Ipatinga, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e o Memo - Serviço Móvel Especializado em Saúde, empresas que foram credenciadas com a publicação de edital e serão responsáveis pela execução dos trabalhos.

Conforme explicado em entrevista à imprensa na tarde de ontem, serão realizados exames de ultrassom de mama, transvaginal, de articulação, vias urinárias, abdômen total e ecocardiograma, dentre outros procedimentos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) iniciam a partir desta terça-feira (28) os agendamentos para os pacientes que estão cadastrados na fila de espera do Sistema Sanitas.

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), explicou que a administração fez a compra dos exames via Chamamento Público, para atender os pacientes que aguardavam encaminhamento há anos. Atualmente, Ipatinga registra no sistema uma demanda reprimida de aproximadamente 50 mil exames.

Para encerrar o drama das pessoas que ainda esperam atendimento, o governo municipal informou que contratou, por meio de Chamamento Público, mais exames de média e alta complexidades. “Estamos realocando os recursos públicos para fazer mais esse investimento na Saúde”, explica o prefeito. “A saúde é a coisa mais importante na vida de cada um. Por isso estamos nos empenhando tanto nesta área, priorizando de fato a assistência à população”, disse.

O investimento da administração municipal no “Programa Fila Zero” chega a mais de R$ 2 milhões. “Trata-se de uma ação histórica na nossa cidade, mais necessária do que nunca, para enfim zerarmos a fila de atendimento, se não em todas, na maioria dos exames”, informou o prefeito.

Entre outros, participaram do ato solene de contratação dos exames, na sala de reuniões do gabinete do Executivo, o presidente da FSFX, Salvador Prado Júnior, e o diretor da empresa Memo, Gláucio Oliveira Dias, além dos secretários municipais de Saúde, Cléber de Faria e de Governo, Roberto Soares.

Fila Zero

A ação é intitulada de “Programa Fila Zero”, uma vez que pretende eliminar inteiramente a demanda de espera por exames de ultrassonografia. Parte dos exames serão realizados pela Fundação São Francisco Xavier, dentro das unidades de atendimento, e outra parte numa carreta com profissionais e equipamentos que vai percorrer as regionais do município.

Conforme a administração pública, os serviços terão início na próxima sexta-feira (1), por meio de agendamento, para pessoas que estão na fila aguardando ultrassonografia. A princípio a carreta de atendimento estará estacionada na Praça dos Três Poderes, no Centro. No entanto, a expectativa da Secretaria de Saúde é que o “Programa Fila Zero” atenda todas as regionais da cidade.

“Temos certeza de que vamos conseguir zerar a demanda reprimida de exames de ultrassom em Ipatinga. Além dessa contratação, a administração mantém outros três contratos que contemplam 17 mil exames por ano. Estamos fazendo uma atualização no sistema para atender de forma ágil toda a população que aguarda há tanto tempo”, informou Cléber de Faria.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário