EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

27 de setembro, de 2021 | 09:39

As histórias artísticas de Martha Azevedo

Famosa jornalista e produtora de eventos, hoje vive de forma tranquila em Ipatinga

Arquivo pessoal
A amizade com o piloto Ayrton Senna do qual Martha destaca a simplicidadeA amizade com o piloto Ayrton Senna do qual Martha destaca a simplicidade
(Silvia Miranda - Repórter do Diário do Aço)
Pioneira no jornalismo do Vale do Aço, Martha Azevedo é também muito conhecida por suas produções de eventos artísticos na região. Da sua amizade mais famosa com Xuxa Meneghel, com o piloto Ayrton Senna e tantos outros atores famosos, a produtora relembra como foram os anos de glamour vividos no Rio de Janeiro e viajando por todo o Brasil. Hoje vivendo de forma tranquila em Ipatinga, ela diz que foram anos bem vividos e muito felizes de sua vida. Além de boas recordações, Martha também comemora uma chance de estar viva, pois venceu um câncer há dois anos.

Martha Azevedo nasceu em uma fazenda no município de Belo Oriente, no dia 19 de maio de 1946. Aos 14 anos foi para Belo Horizonte estudar e onde também faria a faculdade de Jornalismo. Antes mesmo de se formar começou a atuar na profissão, no Vale do Aço, seu primeiro trabalho foi no extinto Diário da Manhã. “Me lembro que iniciei em 1967 e simultaneamente, fazendo eventos. Logo no início fiz um show do Roberto Carlos, no Campo da Usipa, com a renda destinada à Cidade do Menor, comandada pelo bispo Dom Lara. O Rei (Roberto Carlos) ainda estava começando a sua carreira e por isso a estrutura do evento foi pequena e ele veio de ônibus”, conta.

E assim foi fazendo o trabalho do jornal, ao mesmo em que produziu muitos outros eventos com artistas famosos da época. Martha lembra ainda do concurso Miss Brasil de 1978, conquistado pela modelo natural de Dionísio, Susana Araújo. “O concurso era comandado pela extinta TV Tupi, onde o ator Carlos Zara, que já era meu grande amigo, indicou para que eu fosse a acompanhante da Miss Brasil, Susana Araújo, para Acapulco, no México”, relembra.

De um dos trabalhos mais importantes ela destaca a cobertura da visita do Papa João Paulo II à Belo Horizonte. “Tenho ainda até hoje, a credencial da cobertura da vinda do Papa. Eu guardo com muito carinho, como se eu estivesse guardado a foto de um santo, porque eu tenho muita fé e isso foi uma marca pra mim”, fala com emoção.

Segundo Martha, ao todo foram 21 anos de jornalismo, passando por vários jornais e com destaque no trabalho das colunas sociais. Deixou o jornalismo em 1986 para dedicar-se exclusivamente à produção de shows pois, não conseguia mais conciliar os dois trabalhos, devido às muitas viagens que fazia, vindo ao Vale do Aço a cada três meses apenas. “Fazer Coluna Social na época era contar sobre a vida da sociedade e era uma disputa muito grande para quem aparecia mais e eu fazia muitos eventos”, relembra.

Os grandes bailes

Martha avalia que o colunismo social e os bailes glamorosos foram a combinação perfeita, para a promoção da alta sociedade. Cada festa, realizada sempre nos mais importantes clubes da região, era marcada pela presença de um artista e, assim, Martha Azevedo trouxe ao Vale do Aço, dezenas de atores, famosos no teatro e principalmente na Rede Globo, nos anos 1980.

“Em todos os bailes que eu promovia nos Clubes do Vale do Aço, contava com a presença de um cantor ou atriz ou ator como: Antônio Fagundes, Tony Ramos, Vera Fisher, Denis Carvalho, Aracy Balabanian, Lúcia Veríssimo, Eva Wilma, Carlos Zara, Elba Ramalho, Zezé de Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, Luiz Gonzaga, Sérgio Reis, Bruna Lombardi, Chico Anísio, Juca Chaves, Morais Moreira, Rony Von, Fábio Jr., entre tantos outros”, enumerou.

Arquivo pessoal
Ao lado de Xuxa, quando a artista anunciou a gravidezAo lado de Xuxa, quando a artista anunciou a gravidez
Amizade com Xuxa

Entre tantas amizades com artistas, Marthão com ela mesma conta que era chamada, a mais famosa foi com a modelo e apresentadora Xuxa Meneghel e consequentemente com o piloto Ayrton Senna com quem Xuxa teve um relacionamento. E foi em Ipatinga que Xuxa realizou o seu primeiro show, depois de ser convencida pela própria Martha Azevedo. “Eu estava organizando um desfile com ela mas, quando percebi a grande procura pelo público infantil eu comecei a pensar que não poderia fazer um desfile à noite, para crianças mas, poderia fazer um evento infantil, de dia. E então eu viajei para o Rio de Janeiro pra fazer a cabeça da Xuxa, no início ela não queria mas, depois ela aceitou. Depois disso ela cumpriu seis contratos só e nunca mais desfilou”, recorda.

Ipatinga foi estreia do Xou da Xuxa


Arquivo pessoal
Por incentivo de Martha Azevedo, Xuxa fez em Ipatinga uma de suas primeiras apresentações em 1985 Por incentivo de Martha Azevedo, Xuxa fez em Ipatinga uma de suas primeiras apresentações em 1985

A própria Xuxa confirmou ter feito seu primeiro “Xou da Xuxa” em Ipatinga em 1985, durante entrevista concedida em uma Live do jornalista Marcus Lessa, da Rádio Vanguarda. Xuxa disse ter um carinho especial pelo município de Ipatinga e também por Martha Azevedo pois, ela teria sido uma grande amiga e visionária, com a iniciativa. Martha Azevedo chegou a morar na casa da artista, tendo auxiliado em diversos trabalhos, até na mediação da venda de seus veículos usados para pessoas em Ipatinga, conforme Martha foram mais de 30 negociados para pessoas da região.

Foram inúmeros os eventos produzidos com Xuxa em todo o Brasil e também na Argentina, chegando a colocar até 110 mil pessoas em único show da artista. Em Ipatinga, conforme as informações da produtora foram três eventos realizados no Ipatingão e um na Usipa, um deles teve a marca de 48 mil pessoas, já no fim da década de 1980. “Eu chegava a ficar 23 dias num hotel, planejando, fazendo locação e montando a produção. Fiz o Show ‘Amigos’, pela Globo em várias capitais, trabalhei na produção do Criança Esperança, em Belo Horizonte e de vários outros eventos”, fala com orgulho.

Embora ainda tenha contato com Xuxa, Martha Azevedo alega ter se distanciado um pouco, principalmente após a demissão de Marlene Matos, após a acusação de uma suposta apropriação indébita. A suspeição levou ao rompimento dos negócios de Xuxa com Marlene. “Isso me deu um desgosto, ela era madrinha da Sasha. Marlene Matos era uma pessoa maravilhosa e o que ela fez por mim eu não esqueço. Ela sempre dizia que faria tudo novamente”, recorda.

O interesse de Xuxa no Vale do Aço



A história de Xuxa quase ter comprado o atual Clube Parque das Cachoeiras é muito recontada entre populares do Vale do Aço e Martha Azevedo confirma a versão. Depois de ficar hospedada por quase uma semana no local, de forma muito improvisada mas, para fugir dos holofotes e ter um pouco de tranquilidade, a oferta de venda foi feita a apresentadora. “Ela tinha me pedido um lugar com cachoeira e ela queria vir pra cá e então eu arrumei pra ela ficar lá, o clube foi fechado e ela veio de carro para que ninguém soubesse”, conta.

Posteriormente, os proprietários teriam ofertado a venda para a artista, a ex-produtora de Xuxa, Marlene Matos, chegou a negociar a compra e viria a Ipatinga para fechar o negócio, porém houve entendimento que o valor pedido representava um superfaturamento da propriedade e isso levado ao fracasso do negócio. “Depois ela queria comprar a Lagoa do Piau, onde pretendia construir o Clube da Xuxa, mas o pessoal da antiga Companhia Agrícola Florestal (CAF) não abriu mão”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Welisson de Souza

27 de setembro, 2021 | 21:30

“Cresci com a presença da Martha dentro de minha casa e no estúdio fotográfico do meu pai.(O Sr. Gessé).
Com ela conheci praticamente todo o casting dos anos 80 da TV Globo... Meu pai era parceiro dela e sempre estava fotografando os artistas da emissora. Conheci Eva Vilma, Tony Ramos, Paulo Goulart, Francisco Cuoco, Carlos Zara, Mário Gomes e cantores como Jessé, Jair Rodrigues, Elba Ramalho e muitos outros.
Me lembro que certa feita ela me pediu para ficar no escritório dela por uns dois dias porque a moça que lá trabalhava não poderia ir, eu devia ter uns 14 ou 15 anos e na primeiro chamada do telefone que eu atendi do outro lado da linha uma voz de homem se identificou como Denis Carvalho, diretor e ator da TV Globo, lembro que até gaguejei para falar com ele e anotar o recado.
Bons tempos aqueles....
Abraço Martha!”

Envie seu Comentário